Disciplina: Introdução às Ciências Empresariais

Área Científica:

Formação Científica, Cultural, Social e Ética

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Fornecer uma perspetiva científica, sociocultural e ética da atividade empresarial.
2 - Facultar um conjunto de conhecimentos que engloba a discussão da gestão como área disciplinar e prática profissional.
3 - Possibilitar que os alunos consigam identificar e saibam posicionar-se e agir perante os principais subsistemas empresariais.

Conteúdos / Programa:

1 - A gestão, o gestor, a empresa, o meio envolvente, os modelos de gestão.
2 - Introdução à teoria das organizações: período clássico, moderno, simbólico-interpretativo e pós-moderno.
3 - O ambiente (em contexto nacional e internacional): A análise do contexto (PEST+EL e outras ferramentas analíticas); o ambiente competitivo na indústria (modelo das 5 forças de Porter e outras ferramentas analíticas); as expectativas dos stakeholders e shareholders; a cultura empresarial; corporate governance e a responsabilidade social das empresas,a ética empresarial.
4 - Planeamento: objectivos e conteúdos associados ao planeamento, processo de recolha de informação; Processo de tomadas de decisão: condições, modelos e enviesamento na tomadas de decisão, as decisões em grupo, as decisões programadas e não-programadas; Estratégia: avaliação do ambiente externo e da cadeia de valor, análise SWOT, definindo a direção estratégica (modelos de Ansoff e de Porter), a análise multi-negócios (modelos BCG e McKinsey); Marketing: clientes, mercados, segmentação, as marcas os segmentos-alvo, o marketing mix; o ciclo de vida do produto, o CRM, a orientação para o marketing e marketing digital.
5 - Organização: responsabilidade, autoridade e delegação, centralização e descentralização, estruturas segundo Henry Mintzberg, estruturas funcionais, divisionais, matriciais e complexas, organização formal e informal, autoridade, influência e poder; Sistemas de informação: tipos de sistemas de informação, sistemas de informação e estratégia; Inovação. introdução, tipos de inovação, processo de inovação, fontes de inovação, teorias da inovação a mudança tecnológica; Mudança: modelos de mudança.
6 - Direcção: direcção de recursos humanos e performance, recrutamento, selecção, acolhimento, desenvolvimento da carreira, retribuição (pecuniária e não pecuniária), formação, temas disciplinares, igualdade de oportunidades e diversidade; teorias da motivação; teorias da liderança; Comunicação: tipos de comunicação, canais de comunicação, redes de comunicação, comunicação e estratégia.
7 - Controlo: Processo de controlo, estratégias de controlo, acções correctivas, controlo orçamental.
8 - Funções financeira, comercial e de produção: Introdução à função financeira, variáveis básicas do cálculo financeiro: capitalização e desconto, as componentes de um projecto de investimento, introdução à análise de investimentos: VAL, TIR e o pay back, princípios e conceitos básicos do processo contabilístico, tipos de contabilidade empresarial: a contabilidade geral e a contabilidade de custos, o equilíbrio financeiro e a rendibilidade, rácios económico-financeiros: análise introdutória; Introdução à gestão comercial: custos fixos, variáveis, limiares de rentabilidade; Introdução à gestão de produção: stocks, capacidade, produção e qualidade, tipos de processo produtivo, quantidade óptima de encomenda.
9 - Temas Contemporâneos: empreendedorismo (análise introdutória); redes susceptíveis de criação de valor (análise introdutória).

Bibliografia / Fontes de Informação:

CARVALHO, José Eduardo , 2016 , Gestão de Empresas Princípios Fundamentais , Edições Silabo
Kotler, P. & Armstrong, G. , 2018 , Principles of Marketing, Global Edition, 17/E , Pearson Education
J. Tidd, J. Bessant , 2016 , Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change , Wiley
CLARKE, Thomas, & BRANSON, Douglas , 2012 , The sage handbook of corporate governance , SAGE
BYGRAVE, William e ZACHARAKIS, Andrew , 2014 , Entrepreneurship , Wiley
ALLEE, Verna e SCHWABE, Oliver , 2015 , Value Network and the true nature of colaboration , Mehan-Kiffer Press
MENESES, João Wengorovius , 2016 , Gestão de Organizações e Criação de Valor Partilhado , Universidade Católica Editora
JOHNSON, Gerry e WHITTINGTON, Richard e SCHOLES, Kevan e ANGWIN, Duncan e REGNÈR, Patrick , 2014 , Exploring Strategy , Pearson
HATCH,Jo Hatch e CUNLIFFE, Ann , 2013 , Organizational Theory , OUP
STEVENSON, William J. , 2015 , Operations Management , McGraw-HIll
SMITH, David , 2010 , Exploring Innovation , McGraw Hill.
BODDY, David , 2017 , Management An Introduction , Pearson
Richard A. Brealey, Stewart C. Myers, Franklin Allen , 2014 , Principles of corporate finance , McGraw-Hill/Irwin

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular é composta por um conjunto de aulas teóricas (AT) e de aulas teórico-práticas (ATP). Nas primeiras (AT), a plataforma teórica da unidade curricular é exposta e discutida pelo professor (com a participação ativa dos alunos), enquanto nas segundas (ATP) são discutidos casos/ situações e resolvidos exercícios relacionados com as funções da gestão (Planeamento, Organização, Direção e Controlo). A componente teórico-prática visa proporcionar aos alunos um ambiente de reflexão e de contacto com situações organizacionais concretas. No momento de avaliação, os alunos são confrontados com questões decorrentes dos conteúdos da UC, através dos quais terão que denotar as suas capacidades de análise, síntese, interpretação, raciocínio crítico, resolução de problemas e tomada de decisão. Avaliação: Época Normal: Cada frequência pesa de 50% na nota final. Nota mínima em cada frequência: 8 valores; Época de Recurso e Especial: Poderá recuperar as duas frequência no máximo de uma.

Regente da Disciplina:

Sérgio de Jesus Teixeira