Disciplina: Marketing

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A Unidade Curricular cumpre o objetivo de dar a conhecer os principais fundamentos e conceitos de marketing. pretendendo-se que os alunos sejam capazes de: compreender as teorias do comportamento de compra dos consumidores; elaborar as estratégias das organizações, e saber como aplicá-las: conhecer os princípios chave da identificação do mercado, e saber como segmentar os mercados-alvo; identificar o posicionamento dos bens nesses mercados; e ser capaz de operacionalizar os elementos do composto de marketing.
2 - No sentido de atingir esse primeiro desiderato, os alunos desenvolvem algumas das principais capacidades analíticas, de planeamento, e de implementação das competências necessárias para solucionar problemas ligados ao conteúdo programático.

Conteúdos / Programa:

1 - O conceito de Marketing e a envolvente - A definição e a evolução - A miopia de marketing - As forças da macro envolvente - Os atores da micro envolvente
2 - Os Mercados - A definição e os mercados alvo - O processo de Segmentação - O conceito de Posicionamento - O comportamento de compra
3 - O composto de Marketing - A gestão e estratégia de Produto - A gestão e estratégia de Preço - A gestão e estratégia de Distribuição - A gestão e estratégia de Comunicação
4 - O marketing Intelligence - O processo de pesquisa de marketing - Os dados primários e secundários - As bases de dados de marketing - Os estudos qualitativos e quantitativos

Bibliografia / Fontes de Informação:

Kotler, P. & Keller, K., , 2016 , Marketing Management , Pearson
Kotler, P. & Armstrong, G. , 2018 , Principles of Marketing, Global Edition, 17/E. , Pearson
Clow, K. & Baack, D , 2018 , Integrated Advertising, Promotion and Marketing Communications, Global Edition, 8th edition , Pearson

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A proposta de avaliação - 1º momento - um teste escrito (50% da classificação final), - 2º momento - um trabalho de grupo (50% da classificação final). Os grupos são constituídos por quatro alunos, que farão a proposta de um tema que se enquadre no programa da unidade curricular, sobre o qual, deverão pesquisar bibliografia e eventualmente utilizar outras fontes de informação; O resultado do trabalho prático é a produção de um texto com um máximo de 25 páginas A4 (excluindo anexos), e que se efetue a sua apresentação pelos elementos do grupo; O apoio tutorial é prestado no horário de atendimento aos alunos, e nas aulas teórico-práticas dedicados à discussão do trabalho.