Disciplina: Introdução à Gestão do Turismo
Área Científica:
Gestão
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - O objetivo da unidade curricular é dar a conhecer o Turismo como uma atividade sócio-económica, identificando os conceitos fundamentais associados a esta área de conhecimento, nomeadamente os elementos de avaliação do sistema turístico e as suas interações com os outros sistemas da sua envolvente,
2 - Analisa-se o modelo do comportamento do turista no processo de escolha do destino turístico, as estratégias de comunicação no sector turístico, e as políticas de tarifação dinâmicas; assim como a formação da imagem turística e a personalidade de um destino turístico.
Conteúdos / Programa:
1 - O sector do Turismo: conceitos; atores; tendências. - Transporte; Alojamento; Restauração; Operadores e agências de viagens.
2 - O conceito de gestão - A ciência e a empresa. - A Organização dos recursos.
3 - Os produtos, conceitos e inovações. - Os destinos turísticos; Os locais de cultura e lazer; Os eventos. - O turismo ético; o desenvolvimento sustentável; os produtos em desenvolvimento.
4 - As interações do sistema Turístico.
5 - Os elementos de avaliação do Turismo. Os indicadores da indústria turística; as fontes estatísticas; o EuroStat; os métodos de pesquisa de mercado; o método de recolha nos estudos.
6 - O turista no processo de escolha do destino.
7 - A política de tarifação.
8 - A formação da imagem turística.
9 - A avaliação da imagem e da personalidade do destino.
10 - As estratégias de comunicação no sector turístico.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Cunha, L. , 2013 , Introdução ao Turismo (5.ª ed.) , Lidel: Lisboa
C, Cooper, J. Fletcher, A. Fyall, D. Gilbert, S. Wanhill , 2006 , Tourism: Principles And Practice 3rd Edition , Financial Times Management
C. Holloway,, R. Davidson, C. Humphreys , 1994 , The Business of Tourism (8th Edition) , Financial Times Management
L: Cunha, A. Abrantes , 2013 , Introdução ao Turismo. .()% Ed. , Lidel
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A proposta de avaliação - 1º momento - um teste escrito (50% da classificação final), - 2º momento - um trabalho de grupo (50% da classificação final). Os grupos são constituídos por quatro alunos, que farão a proposta de um tema que se enquadre no programa da unidade curricular, sobre o qual, deverão pesquisar bibliografia e eventualmente utilizar outras fontes de informação; O resultado do trabalho prático é a produção de um texto com um máximo de 25 páginas A4 (excluindo anexos), e que se efetue a sua apresentação pelos elementos do grupo; O apoio tutorial é prestado no horário de atendimento aos alunos, e nas aulas teórico-práticas dedicados à discussão do trabalho.