Disciplina: Cultura Clássica

Área Científica:

Estudos de Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender o valor de conhecer e estudar a Cultura Clássica;
2 - Identificar e saber explicar o legado da cultura clássica;
3 - Conhecer os principais momentos históricos da Antiguidade Clássica;
4 - Saber identificar e explicar as principais características da Cultura Grega;
5 - Ser capaz de interpretar alguns textos da Literatura Grega;
6 - Principais competências a desenvolver: capacidade de análise crítica de textos da Literatura Clássica; compreensão do valor das civilizações clássicas e da sua pervivência na cultura ocidental; capacidade de comparar textos e culturas; consciência histórica, por meio do estudo de algumas formas criadoras e modelares (épica, teatro, império?).

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução.
1.1 - O que se entende por Cultura Clássica?
1.2 - A transmissão da Cultura Clássica.
2 - Mundo Grego.
2.1 - As civilizações minóica e micénica;
2.2 - Os elementos caracterizadores do século VIII a. C.;
2.3 - Sociedade grega nos séculos VII e VI a. C.: os legisladores, a política, a cultura;
2.4 - A polis grega;
2.5 - O século V a. C.: os principais acontecimentos;
2.6 - O teatro grego;
2.7 - O período helenístico (síntese);
2.8 - O legado grego.
3 - Mundo Romano.
3.1 - Introdução geral ao Mundo Romano;
3.2 - A formação de Roma;
3.3 - A expansão e as conquistas;
3.4 - A organização política (períodos monárquico, republicano e imperial);
3.5 - As instituições militares e religiosas;
3.6 - O Império Romano; a romanização, em particular da Península Ibérica;
3.7 - A Queda do Império: causas e consequências;
3.8 - O legado romano.
4 - Módulo opcional (alguns anos lectivos):
4.1 - A Mitologia Clássica;
4.2 - A tragédia de Séneca;
4.3 - Os imperadores romanos: defeitos, virtutes e excentricidades;

Bibliografia / Fontes de Informação:

Cristina Santos Pinheiro , 2012 , Orbae Matres: A dor da mãe pela perda de um filho na Literatura Latina , Fundação para a Ciência e Tecnologia/Fundação Calouste Gulbenkian
Cristina Santos Pinheiro , 2011 , "Homme de mots, non de chair?: Eneias aos olhos de Dido em Les Reines Noires de Jacqueline Kelen? in A. P. Pinto et al. (ed.) Mitos & Heróis: a Expressão do Imaginário, Braga, Aletheia, , Mitos & Heróis: a Expressão do Imaginário
J. Pinheiro , 2013 , Tempo e Espaço da Paideia nas Vidas de Plutarco , Imprensa da Universidade de Coimbra
AA.VV , 1984 , The World of Athens: An Introduction to Athenian Culture , Cambridge.
BEARD. M. & HENDERSON, J. , 2000 , Classics: A Very Short Introduction , Oxford.
DE ROMILLY, Jacqueline , 1999 , A Tragédia Grega, (Trad. de Leonor Santa Bárbara) , Lisboa.
FOX, R. L. , 2006 , The Classical World. An Epic History of Greece and Rome , london
GOLDHILL, S. , 2006 , Amor, Sexo e Tragédia. A Contemporaneidade do Classicismo , Lisboa.
JONES, P. & SIDWELL, K , 2003 , The World of Rome: An Introduction to Roman Culture , Cambridge.
J. Pinheiro , 2015 , O retrato de Clitemnestra na Literatura Grega , Edições Húmus
M. H. Rocha Pereira , 2003 , Estudos de História da Cultura Clássica , FCG
RIBEIRO FERREIRA, J. , 1996 , Civilizações Clássicas I Grécia , UA
SOBRAL CENTENO, R. (coord.) , 1996 , Civilizações Clássicas II Roma , UA

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
- Aulas teórico-práticas: apresentação e explicações orais com recurso a material de apoio (selecção de textos), recorrendo principalmente ao método analítico. - Prova escrita (duas ou três; 50%+50% ou 40%+40%+20%) que permite avaliar os conhecimentos e a compreensão da matéria abordada. Também permite avaliar a expressão escrita, a capacidade de descrever, sintetizar e relacionar os diferentes conceitos.