Disciplina: Cultura Inglesa

Área Científica:

Estudos de Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - Familiarizar-se com o Património Cultural Inglês que lançou os fundamentos que permitiram que o Reino Unido se tornasse num grande império. Consciencializar para os desenvolvimentos sociais, económicos, políticos e culturais da Grã-Bretanha do século XX e para as tendências atuais do século XX. Ampliar a perceção da sociedade britânica contemporânea e do seu papel nos processos de formação de práticas discursivas na Europa e no Mundo. Facilitar comparações interculturais para construir a autoconsciência dos estudantes e uma maior realização da sua própria cultura. Desenvolver competências de autoaprendizagem dos estudantes e incentivar a escrita de textos mais longos, apresentações orais em público. Habilitar os estudantes para atuar como oradores interculturais nas suas futuras carreiras. Habilitar os estudantes para melhorar e desenvolver as suas competências de linguagem oral e escrita, compreensão e pensamento crítico.

Conteúdos / Programa:

1 - 1. Introdução 1.1. Posição geográfica e características físicas 1.2. O Reino Unido: nação e países 1.3. Representações das identidades nacionais/regionais: mito, crenças e estereótipos 1.4. A Grã-Bretanha multicultural 1.5. Cultura, civilização, estudos culturais 2. A construção de uma nação 3. A Os primórdios da Grã-Bretanha moderna 4. A Reforma da Igreja 5. A Grã-Bretanha do século VVIII 6. A política britânica e as suas instituições 7. A economia da Grã-Bretanha moderna 8. A sociedade britânica atual.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Maria Zina Gonçalves de Abreu , 2003 , A Reforma da Igreja em Inglaterra: Acção Feminina, Protestantismo e Democratização Política e dos Sexos , Fundação Calouste Gulbenkian /FCT
Maria Zina Gonçalves de Abreu , 2003 , English Female Humanist Scholars: their Role in the Reformation of the Church of England, in Revista Anglo-Saxónica , pp. 11-37. , isbon: Centro de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
CHANDLER, A. D., AMATORI, F. and HIKINO, T. , 1997 , Big Business and the Wealth of Nations , Cambridge University Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Leituras obrigatórias: Manual British Culture and Civilization Texte uma seleção de textos de fonte primária e também uma sebenta fornecidas pelo docente para fotocopiar. A classificação final irá incluir: Presença 10% Participação ativa nas aulas: apresentações orais/tarefas na sala de aula 50% Exame final 40%.