Disciplina: História Europeia Comparada
Área Científica:
História
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Identificar e abordar algumas das principais questões da História da Europa, destacando as suas constantes e linhas de força, através de uma análise centrada nos aspectos políticos, institucionais e económicos-financeiros, mas sem esquecer a sua correlação com a cultura, religião e sociedade;
2 - Definir e demonstrar a importância do conhecimento histórico na análise e compreensão do presente e a sua função enquanto elemento essencial num quadro de desenvolvimento e competitividade sociais;
3 - Compreender os processos de afirmação e a especificidade da identidade cultural europeia;
4 - Desenvolver os conceitos de mundialização, globalização, identidades culturais e identidades nacionais, regionais e transnacionalidais no espaço geo-europeu;
5 - Aperfeiçoar as capacidades de comunicação oral e escrita, com vocabulário e discurso conceptual adequados à unidade curricular;
Conteúdos / Programa:
1 - A Europa do Iluminismo.
2 - A Europa durante o século XIX: da hegemonia britânica ao equilíbrio de poderes.
3 - A Europa das Grandes Guerras (1914-1945).
4 - A (re)construção europeia durante a segunda metade do século XX.
5 - Um trabalho prático de pesquisa científica na área de História Europeia Comparada.
a - escolha do tema.
b - os passos lógicos para uma boa investigação.
c - A organização do trabalho.
Bibliografia / Fontes de Informação:
SOULIER, Gérard , A Europa ? História, Civilização, Instituições , Instituto Piaget
BEHRENS, C. B. A. , 1967 , O Ancien Regime , Lisboa, Editorial Verbo
BERSTEIN, Serge e MILZA, Pierre, , 2007 , História da Europa, do século XIX ao início do século XXI, , isboa, Plátano Editora
DAVIES, Norman, , 2007 , Europe - East & West, , Pimlico
GILBERT, Martin, , 2013 , A Primeira Guerra Mundial, , Lisboa, Esfera dos Livros,
TREVELYAN, G. M. , 1990 , História Concisa de Inglaterra , Lisboa, Publicações Europa-
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
a) Estudo pessoal; b) trabalho com recolha de informação; c) exposição oral; d) Leitura de textos sugeridos; e) Discussão temática; f) preparação para a avaliação. Avaliação presencial e níveis de participação efectiva em aula (20%); trabalho escrito e exposição oral (40%); teste escrito (40%).