Disciplina: Literatura, Cultura e Media
Área Científica:
Estudos de Cultura
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Exercitar a capacidade de reflexão sobre os conceitos de cultura e de literatura, de mediação e de comunicação no contexto da contemporaneidade;
2 - Reflectir criticamente sobre diversos conceitos relativos ao papel dos media na história da cultura e à cultura mediatizada, em especial o papel da memória no contexto das tecnologias de informação.
3 - Articular historicamente alguns conceitos relativos à evolução das técnicas e dos suportes de escrita;
4 - Analisar artefactos literários e/ou mediáticos (livros, álbuns, audiolivros e vídeos) nos âmbitos dos estudos culturais, dos estudos literários e dos estudos dos media na actualidade;
5 - Desenvolver e aperfeiçoar técnicas de investigação e de reflexão crítica, aprofundada e original, sobre a produção literária e as indústrias culturais, nomeadamente sobre algumas práticas artísticas dos séculos XIX, XX e XXI.
Conteúdos / Programa:
1 - Os conceitos de comunicação e de media na cultura contemporânea.
1.1 - Mediação, convergência e 'remediação'.
1.2 - Da letra ao som e da página ao ecrã.
2 - Os conceitos de escrita, cultura e literatura.
2.1 - "Memória vegetal e memória mineral";
2.2 - A ideia de literatura como 'mecanismo'.
2.3 - A imaterialidade da linguagem, a figuração do texto e a relação entre palavra/imagens em movimento.
3 - A questão da memória;
3.1 - A invenção da escrita; memória e rememoração;
3.2 - Memória e amnésia;
3.3 - "Os desenvolvimentos contemporâneos da memória".
4 - Literatura e media: interdisciplinaridade, estudos interartes e ekphrasis;
4.1 - Estudo de caso: arte poética; pintura e cinema;
4.2 - Poesia e fotografia: ekphrasis;
4.3 - Micro-narrativas, artes gráficas, áudio-livro e vídeo;
4.4 - Poesia e escultura: ekphrasis;
4.5 - Poesia visual em suporte digital / 'remediação'), etc.).
Bibliografia / Fontes de Informação:
BORGES , 2009 , "Funes ou a memória" [1942] , Ficções , Lisboa, Teorema,
CALVINO, , 1984 , La machine littérature, , Essais, Paris, Seuil.
ECO, , 2003 , "Vegetal And Mineral Memory: The Future Of Books" , Al-Ahram Weekly Online: 20?26 November 2003 (Issue nº. 665).
HELDER, , 1995 , Photomaton & vox , Lisboa, Assírio e Alvim, 1
LE GOFF , "Memória", in Enciclopédia Einaudi, vol.1: ,
MOURA e de CASTELLO-LOPES. , 2000 , Em demanda de Moura / Giraldomachia , Lisboa, Quetzal Editores / Casa Fernando Pessoa
PAZ, , 2000 , Figuras e Figurações , Lisboa, Assírio & Alvim.
SOUSA e RIBEIRO, , 2004 , Antologia da Poesia Experimental Portuguesa. Anos 60- Anos 80. , Coimbra, Angelus Novus,
TAVARES, , 2011 , O Senhor Henri, Boca - palavras que alimentam , Teatro Municipal da Guarda,
Torres (coord). , Po-ex.net Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa , https://www.po-ex.net_.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas terão 1 componente teórico-prática: leitura e análise dos diferentes ensaios, artigos e textos que constituem o 'corpus' do programa, procurando-se acompanhar essa análise com uma reflexão crítica aprofundada e original, baseada na bibliografia teórica de referência estabelecida para a UC. A avaliação é constituída por: 2 mini-testes (25% cada) para avaliar da assimilação dos conteúdos abordados nas aulas e aferição da leitura da bibliografia teórico-crítica; 1 frequência escrita (ponderação de 50%) para avaliar a capacidade compreensão dos conceitos teóricos leccionados e sua aplicação aos estudos de caso estudados, nomeadamente no que respeita ao cruzamento interdisciplinar subjacente aos conteúdos programáticos e a capacidade de reflexão acerca dos tópicos do programa em articulação com a obras estudadas em aula; participação nas aulas (nomeadamente nos exercícios escritos e na sua apresentação oral) para avaliar a comunicação oral e a capacidade argumentativa e de diálogo.