Disciplina: Cultura Portuguesa Contemporânea

Área Científica:

Estudos de Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Abordar-se-ão os grandes momentos coletivos, realizações, temas e problemáticas vivenciadas na sociedade portuguesa do século XIX e do século XX, de modo a otimizar uma profunda compreensão dos tempos convocados e uma clara consciência cultural do presente. Assim, procurar-se-á identificar e descrever alguns dos momentos mais marcantes da cultura portuguesa contemporânea; promover a aprendizagem das matérias que constituem o programa; estimular a reflexão e a crítica em torno dos tópicos do programa. O aluno deve ser capaz de reconhecer o conhecimento histórico e cultural na compreensão do mundo contemporâneo e das suas alterações; desenvolver o gosto pelo estudo multidisciplinar, demonstrando disponibilidade para a leitura integral de obras e apetência para a investigação sobre as mesmas e/ou sobre matérias que lhe são próximas, enveredando, por exemplo, pela pintura e pelo cinema.

Conteúdos / Programa:

1 - Da Revolução Liberal à questão do(s) romantismo(s) e da consciencialização nacional. Textos e contextos.
2 - Do Realismo e Naturalismo em Portugal às problemáticas finisseculares e à ideia de decadência.
3 - Modernismo(s): configuração geracional e sociocultural - continuidades, variabilidades e ruturas.
4 - Modernidade(s) e travessia dos tempos: Revisitações. Conflito(s) e Resistência.

Bibliografia / Fontes de Informação:

BUESCU, Helena e CERDEIRA Teresa Cristina (coord.) , 2011 , Literatura Portuguesa e a Construção do Passado e do Futuro , Casal de Cambra, Caleidoscópio
FRANÇA, José Augusto, , 1993 , O Romantismo em Portugal , Lisboa, Livros Horizonte
França, José Augusto, , 1991 , A arte em Portugal no século XX, , Lisboa, Ed. Bertrand,
LOURENÇO, Eduardo, , 1978 , O Labirinto da Saudade. Psicanálise Mítica do Destino Português , Lisboa, Dom Quixote,
REAL, Miguel, , 2011 , Introdução à Cultura Portuguesa , Lisboa, Planeta,
LOURENÇO, Eduardo , 2012 , Portugal como destino: Dramaturgia cultural portuguesa, in Portugal como Destino seguido de Mitologia da Saudade , Lisboa, Gradiva
MACHADO, A. Manuel , 1977 , A Geração de 70 - Uma Revolução Cultural e Literária , Lisboa, Biblioteca Breve/Instituto de Cultura Portuguesa
SERRÃO, Joel , 1990 , Da Regeneração à República , Lisboa, Livros Horizonte
PIRES, António Machado , 1992 , A Ideia de Decadência na Geração de 70 , Lisboa, Vega

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia do ensino contempla a componente téorica e expositiva, nas aulas teóricas, embora aberta ao diálogo com os estudantes para levantamento de dúvidas. As aulas teórico-práticas terão uma componente mais prática e interactiva, em que os alunos dão conta da leitura e da investigação sobre os tópicos lecionados. As aulas de orientação tutorial apresentam uma componente mais reflexiva e argumentativa, durante as quais os alunos apresentam e debatem os dados recolhidos para a realização do text-book. Os conteúdos ministrados serão sujeitos a avaliação periódica, a qual pretende testar os conhecimentos adquiridos, a autonomia intelectual e a capacidade crítica e de síntese dos alunos. Duas frequências: 2x 50%

Regente da Disciplina:

Leonor da Fonseca Martins Coelho