Disciplina: Literatura de Viagem

Área Científica:

Estudos Literários

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Contextualizar o aparecimento da Literatura de Viagem em Portugal.
2 - Identificar a temática da viagem nas Literaturas Contemporâneas em Língua Portuguesa numa perspectiva comparatista.
3 - Refletir a viagem como fenómeno de interculturalidade, considerando as travessias dos viajantes e as representações do Outro.
4 - Desenvolver as competências de interpretação literária, de modo a promover o espírito crítico e a investigação autónoma.

Conteúdos / Programa:

1 - Pressupostos teóricos e metodológicos.
2 - 2. Modalidades de viagem no conto:
2.1 - "A viagem" de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) em "Contos Exemplares" (1962): metáfora do caminho, parábola e 'exemplum'.
2.2 - "Um oriental na vastidão" de Milton Hatoum (1952) na "Cidade Ilhada" (2009): a figura do estrangeiro, a idealização do lugar e a demanda de redenção.
2.3 - "Sic transit gloria mundi" de João de Melo (1949) em "Os Navios da Noite" (2016): exílio e experiência do desencanto no lugar das origens.
3 - "Crónicas italianas" (2021) de António Mega Ferreira (1949- 2022): guia de iniciação à arte e travessias de autores da cultura europeia como Stendhal (1973-1842), Rainer Maria Rilke (1875- 1925), Marcel Proust (1871-1922) e Sigmund Freud (1856-1939).
4 - "Uma Viagem à Índia" (2010) de Gonçalo M. Tavares (1970): reescrita paródica dos "Lusíadas" (1572) de Luís de Camões (1524 - 1580).
4.1 - Contra-epopeia pós-moderna.
4.2 - Itinerário do tédio em diálogo com "O Livro do desassossego" (1982) do semi-heterónimo Bernardo Soares.
5 - "O Mapeador de ausências" (2020) de Mia Couto (1955): viagem da memória.
5.1 - A errância como forma de conhecimento.
5.2 - Choque e encontro de culturas.
5.3 - A construção da identidade nos tempos colonial e pós-colonial.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Cristóvão, Fernando (coord.) , 2002 , Condicionantes culturais da Literatura de Viagens: estudos e bibliografias , Almedina
Cristovão, Fernando (coord.) , 2010 , Literatura de Viagem Da tradicional à Novíssima - Marcas e Temas , Almedina
Falcão, A. M., Nascimento Teresa e Leal M. L. , 1997 , Literatura de Viagem: narrativa, história, mito , Cosmos
Gannier, Odile , 2001 , La Littérature de Voyage , Elipses
Martins, Celina , 2019 , "Uma Viagem à Índia, de Gonçalo M. Tavares: releitura pós-moderna, paródia e itinerário do tédio" , Universidade de Extremadura
Moniz Ana Isabel, Alcina de Sousa, Cristina Santos Pinheiro, Leonor Coelho, Joaquim Pinheiro , 2021 , Viagem e cosmopolitismo: da ilha ao mundo , Húmus
Nascimento, Teresa , 2012 , "A melancolia contemporânea da epopeia: Uma Viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares" ,
Onfray, Michel , 2009 , Teoria da Viagem. Uma poética da geografia , Quetzal
Outeirinho, M. F. , 2014 , "Des 'topoi' de la littérature de voyage à son approche parodique" ,
Outeirinho, M. F. , 2021 , "Literatura de viagens portuguesa contemporânea: questões culturais e identitárias" , Université de Genève
Pageaux, D.-H. , 1994 , La Littérature générale et comparée , Armand Colin
Pageaux, D.-H. , 1995 , Recherches sur l'imagologie: de l'histoire culturelle à la poétique , Universidad Complutense
Pasquali, Adrien , 1994 , Le Tour des horizons: critique et récits de voyage , Klincksieck
Pratt, Louise , 1992 , Imperial eyes. Writing Travel and Transculturation , Routledge
Todorov, Tzvetan , 1989 , Nous et les autres. La réflexion française sur la diversité humaine , Seuil
Todorov, Tvetan , 2006 , A viagem e o seu relato ,
Seixo, Maria Alzira , 1997 , A viagem na Literatura , Publicações Europa-América

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia de Avaliação: A metodologia do docente assenta no método analítico que visa desenvolver as competências de interpretação de textos literários e o pensamento crítico dos estudantes. Tipo de Classificacão: Quantitativa (0-20) Sistema de avaliação: - uma frequência, equivalente a 40% da nota final, que avalia a aquisição de conhecimentos associados aos conteúdos programáticos - um comentário escrito de um texto literário, equivalente a 40%, que avalia as capacidades de análise e de argumentação do estudante, incentivando o trabalho autónomo. - Defesa oral do comentário, equivalente a 20%, que avalia as competências discursivas, incidindo na capacidade de argumentação que reflete sobre vários pontos de vista.