Disciplina: Antropologia Cultural

Área Científica:

Estudos de Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

A Antropologia é uma Ciência Humana que visa a compreensão da diversidade humana no mundo, através do estudo da evolução biológica e cultural do Homem, seus modos de produção, estruturas sociais, tradições, costumes e línguas, desde o passado mais longínquo até aos dias de hoje. Com esta disciplina pretendemos que os alunos adquiram algumas bases essencialmente orientadas para a compreensão do papel da Cultura na formação da identidade, privilegiando a análise dos comportamentos humanos, enquanto fonte de reflexões sobre outrem e a alteridade. Objetivos específicos: Sensibilizar o aluno a perceber e valorizar a diversidade cultural, afirmando o sentido positivo da diferença e da identidade cultural, contribuindo para evitar manifestações etnocêntricas.
- Demonstrar que a Antropologia Aplicada visa melhorar as relações interculturais e que Antropologia e Comunicação podem dialogar entre si.

Conteúdos / Programa:

1. Introdução à Antropologia Cultural
1.1. Descoberta do mundo e da alteridade (a literatura etnográfica dos sécs. XVI-XIX)
1.2. Nascimento das Ciências Humanas
1.3. O olhar distanciado antropológico (Etnocentrismo vs Exocentrismo)
2. Definições e Conceitos de Cultura
2.1. Padrões da cultura (Benedict) e Invariantes culturais (Lévi-Strauss)
2.2. Diversidades culturais/Relativismo, Determinismo e Dinamismo cultural
2.3. Os fatores de Cultura
2.4. A dinâmica Cultural
2.4.1. A Língua e as artes verbais
2.4.2. Artes não verbais e jogos
3. Etnemas Sociais e Mudança
3.1. Família, Educação, Religião, Economia e Política
3.2. Cultura e mudança: aspetos teóricos da Mudança Cultural e criatividade
3.3. Características da Mudança Cultural nas Sociedades Contemporâneas
3.3.1. Auto-reflexividade da Cultura
3.3.2, Cultura Global e Multiculturalismo

Bibliografia / Fontes de Informação:

Benedict, R. (s.d.). Padrões de cultura. Lisboa: Livros do Brasil.
Bernardi, B. (1974). Introdução aos Estudos Etno-Antropológicos. Vila Nova de Gaia: Edições 70
Breton, Y. (1981). L'Anthropologie Sociale et les sociétés de pêcheurs: réflexions sur la naissance d?un sous-champ disciplinaire, Anthropologie et Sociétés, 1981, vol.5, 1: 7-27.
Cuche, D. (2003). A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Coimbra: Pé de Página.
Damásio, A. (2017) A estranha ordem das coisas. Lisboa: Círculo de Leitores.
Geertz, C. (1978). A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar.
Titiev, M. (1992). Introdução à antropologia cultural. Serviço da Educação, 7.ª ed., F. C. Gulbenkian.
Xavier, J.B. (2016) Cultura na vida de todos os dias. Porto: Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Regime de avaliação:
a) Avaliação periódica - Constituída por duas provas escritas. (Ponderação 70%)
b) Avaliação contínua - Trabalhos escritos com apresentação oral (Ponderação 20%); Intervenções críticas nas aulas. (Ponderação 10%).
Nota ? 1. A avaliação periódica está condicionado a 75% de presenças às aulas.
2.A Classificação obtida pela avaliação contínua não pode ser recuperada em exame de recurso