Disciplina: Retórica e Comunicação

Área Científica:

Formação Científica, Cultural, Social e Ética

HORAS CONTACTO:

104 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 Compreender o sistema da retórica clássica;

2 Entender os processos evolutivos do sistema da comunicação;

3 Explicar o uso de técnicas da retórica nos novos meios de comunicação;

4 Saber aplicar estratégias argumentativas em diversos contextos comunicacionais.

Conteúdos / Programa:

Bibliografia / Fontes de Informação:

BERLO, David K. (1999). O processo da comunicação ? Introdução à Teoria e à Prática. São Paulo: Martins Fontes.

BRETON, Philippe A Argumentação na Comunicação. Dom Quixote.

McQUAIL, Denis e WINDAHL, Sven Modelos de Comunicação para o Estudo da Comunicação de Massas. Ed. Notícias.

RAMONET, Ignacio A Tirania da Comunicação. Campo das Letras.

ARISTÓTELES Retórica. INCM.

AA.VV BOCC Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, www.bocc.ubi.pt. Stephen E. Toulmin (1958). The uses of Argument. Cambridge University Press.

Dominique Wolton (2000). E depois da Internet? Para uma teoria crítica dos novos médias. Difel.

G. KENNEDY (1994). A New History of Classical Rhetoric. Princeton University Press.

C. PERELMAN& L. OLBRECHTS-TYTECA (2000). Tratado da Argumentação: A Nova Retórica. Inst. Piaget.

Barbosa, E. & Granado, A. (2004). Weblogs: Diário de Bordo. Porto Editora.

LYON, David (1992). A Sociedade da Informação: Questões e Ilusões. Celta Editora.

ZENGOTITA, Th. (2006). Como os Média Moldam o Nosso Mundo e o Modo como Vivemos Mediatizados. Bizâncio.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação: A metodologia está centrada na exposição e discussão dos conteúdos programáticos, preferencialmente na primeira aula da semana. A partir da segunda aula são aplicados os conhecimentos, sob a forma de debates sobre temas de interesse para os alunos, mas relacionados com a necessidade de desenvolver competências comunicacionais. São particularmente desenvolvidas as competências argumentativas e as formas de discurso eficaz. Serão apresentados nas aulas os resultados de pesquisas efetuadas em casa e discutidos com a turma os temas tratados em função dos conteúdos programáticos e dos objetivos da unidade curricular. A avaliação é constituída pela realização de duas frequências, com valor de 80% da avaliação (40% cada), para a aplicação das competências relacionadas com a escrita, e por uma exposição oral perante a turma (20%), para aplicação das competências orais.