Disciplina: Fenómenos Ondulatórios

Área Científica:

Física

HORAS CONTACTO:

96 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreensão da descrição matemática da propagação de uma onda.
2 - Descrição da propagação de onda mecânicas em diferentes meios materiais.
3 - Descrição da propagação de ondas electromagnéticas.
4 - Descrição da reflexão, da refração e da polarização associadas à propagação das ondas.
5 - Construção das imagens formadas por espelhos e lentes.
6 - Descrição da interferência e da difração associadas à propagação das ondas.

Conteúdos / Programa:

1 - Descrição matemática da propagação de uma onda: equação de onda.
2 - Análise de Fourier do movimento ondulatório.
3 - Equação de onda para algumas ondas mecânicas: ondas transversais numa corda; ondas elásticas numa barra sólida; ondas de pressão numa coluna de gás; ondas superficiais num líquido.
4 - Propagação de energia no movimento ondulatório.
5 - Ondas em duas e três dimensões; ondas esféricas num fluido.
6 - Velocidade de grupo, efeito Doppler e onda de choque.
7 - Ondas electromagnéticas: reflexão, refração e polarização.
8 - Geometria ondulatória: imagens formadas por espelhos e lentes.
9 - Interferência e difração.

Bibliografia / Fontes de Informação:

M. Alonso and E. J. Finn , 2012 , Física , Escolar Editora
A. P. French , 2003 , Vibrations and Waves , French ,A. P. (2003)CBS Publishers & Distributors
H. J. Pain , 2005 , The Physics of Vibrations and Waves (3rd ed.) , Wiley
Sanichiro Yoshida , 2017 , Waves: Fundamentals and dynamics , Morgan & Claypool Publishers
E. Hecht , 2002 , Óptica (2ª ed.) , Fundação Calouste Gulbenkian

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas teóricas será usado o quadro para apresentar os conteúdos programáticos; o vídeo projetor poderá ser usado para apresentar figuras, gráficos e tabelas. Nas aulas teórico-práticas os alunos resolverão problemas das fichas de problemas preparadas pelo docente. Nas aulas de laboratório os alunos realizarão atividades experimentais e computacionais guiadas por protocolos preparados pelo docente. Em conformidade com o Modelo de Avaliação B do Regulamento n.º 821/2022, a avaliação terá duas componentes, uma teórica e outra laboratorial, nas quais os alunos terão de obter pelo menos 9,5 valores em cada uma. A componente teórica consistirá na realização de dois testes, cada um com um peso de 35% na nota final. A componente laboratorial consistirá na avaliação de dois relatórios, um sobre uma atividade experimental, com um peso de 15% na nota final, e outro sobre uma atividade computacional, com um peso de 15% na nota final.