Disciplina: Introdução à Física das Descargas em Gases

Área Científica:

Física

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Domínio de conceitos fundamentais da Física das Descargas em Gases, incluindo alguns dos últimos desenvolvimentos na área.
2 - Aquisição de competências avançadas de engenharia computacional, usando como exemplo o contexto da Física das Descargas em Gases e da Física dos Plasmas de Baixa Temperatura.
3 - Aquisição de competências de resolução de problemas multidisciplinares complexos com aplicação industrial.
4 - Capacidade de construção e exploração de modelos físico-matemáticos de descargas em gases em campos quasi-estacionários numa larga gama de condições.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução.
2 - Movimento, energia e difusão de partículas carregadas em campos eléctricos.
3 - Produção e decaimento de partículas carregadas.
4 - Introdução à cinética electrónica num gás fracamente ionizado sujeito a um campo eléctrico.
5 - Disrupção de gases e descarga de coroa.
6 - Descarga luminescente.
7 - Descarga de arco.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Yu. P. Raizer , 2011 , Gas Discharge Physics , Springer
M.S. Benilov, P. G. C. Almeida, N. G. C. Ferreira, R. M. S. Almeida, and G. V. Naidis , 2021 , A practical guide to modelling low-current quasi-stationary gas discharges: Eigenvalue, stationary, and time-dependent solvers , Journal of Applied Physics, American Institute of Physics
E. Kuffel, W. S. Zaengl, J. Kuffel , 2000 , High Voltage Engineering Fundamentals , Newnes
M.S. Benilov et. al. , 2023 , https://fisica.uma.pt/public-domain/ ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas teóricas a metodologia é expositiva. A matéria é dada no quadro, as equações e fórmulas são derivadas desde os primeiros princípios e é colocada forte ênfase na ligação entre as fórmulas físicas e o mundo real. As aulas práticas consistem na realização de trabalhos práticos laboratoriais, e/ou trabalhos práticos computacionais. Modelo de Avaliação: D. Metodologia de Avaliação: dois elementos de avaliação: 1) sensivelmente a meio do semestre, elaboração e discussão oral de um projeto, apresentado na forma de um poster, dedicado a um tópico dos primeiros 4 capítulos; peso de 50%. 2) no final do semestre, apresentação discussão de um projeto, apresentado na forma de um seminário, dedicado a um tópico dos últimos 3 capítulos; peso de 50%. Na época de recurso pode ser recuperada 100% da nota, nos mesmos moldes da época normal.