Disciplina: Termodinâmica e Teoria Cinética

Área Científica:

Física

HORAS CONTACTO:

96 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Domínio dos conceitos básicos mais importantes da termodinâmica e da teoria cinética.
2 - Capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos à resolução de problemas simples.
3 - Capacidade de aplicar de modelos físico-matemáticos aos fenómenos da vida do dia-a-dia, da natureza e da tecnologia.
4 - Competência de realizar rapidamente avaliações numéricas (com unidades).
5 - Capacidade de medir grandezas físicas e tratar dados experimentais.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução
2 - Temperatura
3 - Primeira lei da termodinâmica
4 - Capacidade térmica
5 - Dilatação térmica e transferência de calor
6 - Segunda lei da termodinâmica
7 - Entropia e outras funções termodinâmicas
8 - Teoria molecular
9 - Elementos da mecânica estatística
10 - Gases reais e equação de Van der Waals

Bibliografia / Fontes de Informação:

Robert Resnick, David Halliday e Kenneth S. Krane , 2005 , Física - Volume 2 (5ª Edição) , LTC - Livros Tecnicos e Cientificos Editora
Raymond Serway e John W. Jewett, Jr. , 2014 , Princípios da Física - Volume 2 (5ª Edição) , Cengage Learning
Enrico Fermi , 2000 , Thermodynamics , Dover Publications Inc.
Francis W. Sears e Gerhard L. Salinger , 1975 , Thermodynamics, Kinetic Theory, and Statistical Thermodynamics (3rd Edition) , Addison Wesley

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas teóricas a metodologia é expositiva. A matéria é dada no quadro, todas as equações e fórmulas são derivadas desde os primeiros princípios e é colocada forte ênfase na ligação entre as fórmulas físicas e o mundo real. As aulas teórico-práticas consistem na resolução de problemas. Alguns problemas chave são resolvidos no quadro, mas a grande maioria é resolvida pelos alunos de forma independente, contando com a ajuda individual dos docentes sempre que necessário. As aulas práticas consistem realização de experiências e tratamento dos dados experimentais. Modelo de Avaliação: B. Metodologia de Avaliação: Componentes T e T-P: 2 testes. Na época de recurso podem ser melhoradas 1 ou 2 testes. Componente prática: 2 testes de laboratório. Na época de recurso pode ser melhorada 1 dos testes. O peso da componente prática na nota final é de 30%.