Disciplina: Introdução às Ciências Empresariais

Área Científica:

Formação Científica, Cultural, Social e Ética

HORAS CONTACTO:

77 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Fornecer uma perspetiva científica, sociocultural e ética da atividade empresarial.
2 - Facultar um conjunto de conhecimentos que engloba a discussão da gestão como área disciplinar e prática profissional.
3 - Possibilitar que os alunos consigam identificar e saibam posicionar-se e agir perante os principais subsistemas empresariais.

Conteúdos / Programa:

1 - A gestão, o gestor, a empresa e o meio envolvente
2 - Planeamento e Processo de Tomada de Decisão
3 - Organização
4 - Direção
5 - Controlo
6 - Alguns temas organizacionais contemporâneos

Bibliografia / Fontes de Informação:

BORGES, A., RODRIGUES, A. e MORGADO, J. , Contabilidade e Finanças para a Gestão , Áreas Editora
Sousa A. , 1999 , Introdução à gestão: uma abordagem sistémica. , Verbo
CARVALHO, José , Gestão de Empresas - Princípios Fundamentais , Edições Sílabo
LISBOA, J., COELHO, Arnaldo e ALMEIDA, F , Introdução à Gestão das Organizações , Vida Económica
RODRIGUES, Ricardo Fabrício , Recursos e Organizações , ALS
RODRIGUES, Ricardo Fabrício , Empresarialização: a lógica da gestão como modelo de organização da sociedade , SOCIUS
SANTOS, António J. Robalo , Gestão Estratégica. Conceitos, modelos e instrumentos , Escolar Editora
BREALEY, Richard , MYERS, Stewart , 1988 , Principios de Finanças Empresariais , McGraw Hill.
SMITH, David , 2010 , Exploring Innovation , McGraw Hill.
BODDY, David , 2017 , Management An Introduction , Pearson
HATCH,Jo Hatch e CUNLIFFE, Ann , 2006 , Organizational Theory , OUP
MINTZBERG, Henry, QUINN James , 1991 , Strategic Process: Concepts, Context and Cases , Prentice Hall - International
JOHNSON Gary e SCHOLES. Kevan , 1993 , Exploring Corporate Strategy , Prentice Hall.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular é composta por um conjunto de aulas teóricas (AT) e de aulas teórico-práticas (ATP). Nas primeiras (AT), a plataforma teórica da unidade curricular é exposta e discutida pelo professor (com a participação ativa dos alunos), enquanto nas segundas (ATP) são discutidos casos/ situações e resolvidos exercícios relacionados com as funções da gestão (Planeamento, Organização, Direção e Controlo). A componente teórico-prática visa proporcionar aos alunos um ambiente de reflexão e de contacto com situações organizacionais concretas. No momento de avaliação, os alunos são confrontados com questões decorrentes dos conteúdos da UC, através dos quais terão que denotar as suas capacidades de análise, síntese, interpretação, raciocínio crítico, resolução de problemas e tomada de decisão.