Disciplina: Retórica e Comunicação

Área Científica:

Formação Científica, Cultural, Social e Ética

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender o sistema da retórica clássica;
2 - Entender os processos evolutivos do sistema da comunicação;
3 - Explicar o uso de técnicas da retórica nos novos meios de comunicação;
4 - Saber aplicar estratégias argumentativas em diversos contextos comunicacionais.

Conteúdos / Programa:

1 - Pressupostos Teóricos e Metodológicos: a) Caracterização da Unidade Curricular; b) Definição dos processos de ensino/aprendizagem.
2 - Retórica clássica: a) Origens e quadro teórico; b) Retórica, sofística e política; c) Declínio da retórica; d) Elementos da retórica clássica e sua aplicação na comunicação contemporânea.
3 - A Nova Retórica. a) Demonstração e argumentação; b) Adesão do auditório: estratégias e técnicas; c) Uso quotidiano da argumentação; d) Texto argumentativo.
4 - A retórica nos novos meios de comunicação. a) Emergência da comunicação de massas; b) Teorias e modelos de comunicação; c) Media e a publicidade; d) Linguagem da persuasão na internet.
5 - A retórica como discurso público. a)Processos de formação da opinião pública; b) Emergência e função dos líderes de opinião. c) Opinião pública e sociedade digital; d) O discurso político; e) Retórica dos saberes humanístico e científico.
6 - Retórica e manipulação de informação: Democracia, manipulação e propaganda.

Bibliografia / Fontes de Informação:

BERLO, David K. , 1999 , O processo da comunicação ? Introdução à Teoria e à Prática , São Paulo: Martins Fontes
BRETON, Philippe , A Argumentação na Comunicação , Dom Quixote
RAMONET, Ignacio , A Tirania da Comunicação , Campo das Letras
AA.VV , BOCC Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, www.bocc.ubi.pt ,
George Kennedy , 1994 , A New History of Classical Rhetoric , Princeton University Press
Stephen E. Toulmin , 1958 , The uses of Argument , Cambridge University Press
Dominique Wolton , 2000 , E depois da Internet? Para uma teoria crítica dos novos médias , Difel
McQuail, Denis e Windahl, Sven , 2003 , Modelos de Comunicação para o Estudo da Comunicação de Massas , Editorial Notícias
PERELMAN, Chaïm, OLBRECHTS­TYTECA, Lucie , 2002 , Tratado da Argumentação ­ A nova Retórica , Martins Fontes
Barbosa, E. & Granado, A. , 2004 , Weblogs: Diário de Bordo , Porto Editora
LYON, David , 1992 , A Sociedade da Informação: Questões e Ilusões , Celta Editora
ZENGOTITA, Th. , 2006 , Como os Média Moldam o Nosso Mundo e o Modo como Vivemos Mediatizados , Bizâncio
Aristóteles , Retórica , INCM

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia está centrada na exposição e discussão dos conteúdos programáticos, preferencialmente na primeira aula da semana. A partir da segunda aula são aplicados os conhecimentos, sob a forma de debates sobre temas de interesse para os alunos, mas relacionados com a necessidade de desenvolver competências comunicacionais. São particularmente desenvolvidas as competências argumentativas e as formas de discurso eficaz. Serão apresentados nas aulas os resultados de pesquisas efetuadas em casa e discutidos com a turma os temas tratados em função dos conteúdos programáticos e dos objetivos da unidade curricular. A avaliação é constituída pela realização de duas frequências, com valor de 70% da avaliação (35% cada), para a aplicação das competências relacionadas com a escrita, e por uma exposição oral perante a turma (30%), para aplicação das competências orais.