Disciplina: Sistemas Digitais
Área Científica:
Electrónica
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - O principal objectivo da disciplina de Sistemas Digitais é preparar o aluno para analisar e conceber sistemas de base digital que possam, isoladamente ou integrados, responder a necessidades concretas de engenharia.
2 - Domínio das ferramentas de análise e projecto de circuitos combinatórios.
3 - Domínio das ferramentas de análise e projecto de circuitos sequenciais.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução aos circuitos eléctricos.
2 - Introdução aos Sistemas Digitais.
3 - Funções lógicas.
4 - Simplificação de funções.
5 - Sistemas de numeração e códigos.
6 - Circuitos combinatórios.
7 - Linguagens de descrição de hardware.
8 - Características Eléctricas.
9 - Elementos de Memória.
10 - Contadores.
11 - Circuitos Sequenciais.
12 - Memórias.
13 - Lógica configurável.
Bibliografia / Fontes de Informação:
John F. Wakerly , 2001 , Digital Design, Principles and Practice , Prentice Hall
Stephen Brown e Zvonko Vranesic , 2003 , Fundamentals of Digital Logic with Verilog Design , McGraw-Hill
Morgado Dias , 2010 , Sistemas Digitais - Princípios e Prática , FCA
Herbert Taub , 1982 , Digital Circuits e Microprocessors , McGraw-Hill International Editions
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Metodologias de ensino: - Aulas expositivas; - Resolução de exercícios; - Realização de trabalhos de simulação e laboratoriais; - Realização de projetos Avaliação: Frequências: As frequências destinam-se a avaliar as duas principais partes da matéria, os circuitos combinatórios e os circuitos sequenciais. Trabalhos laboratoriais: Os trabalhos laboratóriais são avaliados por relatório e (curta) discussão na aula. Permitem ao aluno desenvolver competências de projecto, escrita, de apresentação de resultados, de comunicação oral e trabalho em equipa. Existem dois 2 trabalhos práticos com características mais de projeto, que permitem aos alunos desenvolverem capacidades de trabalho autónomo perante um problema real. Os alunos têm que elaborar um relatório e defender a solução que escolheram para responder ao desafio apresentado. Frequências/Exame: 60%; Projetos: 25%; Aulas de Laboratório: 15%.