Disciplina: Hidrologia, Recursos Hídricos e Ambiente

Área Científica:

Engenharia Civil

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

O1 - Proporcionar aos alunos uma boa compreensão dos fenómenos que integram o ciclo hidrológico, de modo a permitir a constituição de uma base sólida para as diferentes aplicações na área da Hidrologia em Engenharia Civil.
O2 - Apresentação dos conceitos básicos para análise dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, disponibilidades e necessidades. Definição dos constrangimentos decorrentes da circulação da água. Gestão e proteção de recursos hídricos, Legislação.
O3 - Desenvolver competências transversais, designadamente no que respeita ao uso de ferramentas computacionais, abordagem holística integrando as dimensões da sustentabilidade; bem como elaboração e apresentação de relatórios técnicos.

Conteúdos / Programa:

C1 - Hidrologia Superficial: Ciclo hidrológico; Bacia hidrográfica e processos de escoamento; Balanço hidrológico; Precipitação; Evapotranspiração; Infiltração; água no solo; Escoamento superficial; medição de variáveis hidrológicas; estudo de cheias, medidas preventivas e corretivas; problemática das ribeiras urbanas.
C2 - Hidrologia Subterrânea: Propriedades físicas dos meios porosos; as rochas como reservatórios de água; tipos de aquíferos; Lei da conservação da energia e aplicação do teorema de Bernoulli; Lei de Darcy; Parâmetros que caracterizam os aquíferos; Captações de água subterrânea; Interpretação de ensaios de bombeamento com vista ao cálculo de parâmetros hidraúlicos e da produtividade dos furos de captação.
C3 - Exploração, proteção e gestão de recursos hídricos: Legislação, Diretiva quadro da água; Disponibilidades hídricas e restrições ambientais; Normas de qualidade da água de acordo com o uso; Poluição e contaminação da água, causas principais; Definição dos perímetros de proteção das captações de água destinada ao consumo humano.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Quintela A. C. , 1996 , Hidrologia e Recursos Hídricos , Instituto Superior Técnico.
Lencastre A. e Franco F. , 2006 , Lições de Hidrologia , Fundação FCT .
Ward, A. and Trimble, S. , 2003 , Environmental Hydrology , Lewis Plublishers.
Vallejo, L., Ferrer, M., Ortuño, L., Oteo, C. , 2002 , Ingeniería Geológica , Pearson, Prentice Hall.
Custodio, E. & Llamas, M. , 1983 , Hidrologia Subterranea , Ed. Omega S.A.
Schwartz, F. and Zang,H. , 2003 , Fundamentals of Groundwater , John Wiley & Sons, Inc.
Cunha, L. et al. , 1980 , A Gestão da Água , Fundação Gulbenkian.
Linsley, R. et al. , 1982 , Hydrology for Engineers , MacGraw-Hill.
Linsley, R. e Franzini, J. , 1964 , Engenharia de Recursos Hídricos , MacGraw- Hill do Brasil.
Pontes, J. d., & Mangiavacchi, N. , 2013 , Fenómenos de Transferência Com Aplicações às Ciências Físicas e à Engenharia , UFRJ
Portela, M. M. , 2005 , Modelação Hidrológica , IST

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Mini-testes: visam aferir conhecimentos teóricos e teórico-práticos. Desta forma, é possível monitorizar o desempenho dos alunos durante o semestre e adotar medidas corretivas quando necessário. (5,0% + 5,0% = 10,0%) Trabalho: O trabalho é avaliado por relatório, apresentação ou por discussão. Permite ao aluno desenvolver competências de escrita, de apresentação de resultados, desenvolver competências de comunicação oral e trabalho em equipa. (30,0%) Frequências/Exames: visam avaliar periodicamente os conhecimentos adquiridos pelos alunos, incluindo a capacidade de integrar os diferentes conteúdos de forma holística. (30,0% + 30,0% = 60,0%) Na Época de Recurso e na Época de Especial, o exame vale 70% da avaliação final, ou seja, apenas a frequência é recuperável. As partes da avaliação correspondentes ao trabalho e aos mini-testes não são recuperáveis.