Disciplina: Introdução ao Cálculo
Área Científica:
Matemática
HORAS CONTACTO:
96 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Existem dois objetivos de aprendizagem principais neste curso. Primeiro, é uma compreensão dos conceitos básicos da álgebra linear aplicada (sistemas de equações lineares, matrizes, determinantes, valores próprios e vetores próprios). Os alunos devem dominar as propriedades das matrizes, incluindo como usá-las para resolver sistemas lineares de equações.
2 - Segundo, é uma compreensão dos conceitos de derivada (taxa de mudança de uma função) e integral (que, em particular, fornece uma maneira de recuperar uma função através do conhecimento de sua derivada). A capacidade de trabalhar com esses conceitos é essencial para aplicações de técnicas matemáticas em engenharia.
Conteúdos / Programa:
1 - Números reais e complexos. Desigualdades. Valor absoluto. Intervalos.
2 - Matrizes. Operações com matrizes. Propriedades essenciais das matrizes.
3 - Determinantes. Matriz inversa. Sistemas das equações lineares.
4 - Problemas gerais dos valores próprios. Propriedades dos valores próprios e vetores próprios.
5 - Funções reais de uma variável real. Funções elementares. Funções inversas.
6 - Limite e continuidade. Indeterminação. Limites infinitos e no infinito. Funções contínuas.
7 - Derivadas. Interpretação geométrica. Regras de derivação. Regra da cadeia. Derivação implícita.
8 - Aplicações da derivada em engenharia. Gráficos de funções. Valores extremos. Fórmula de Taylor.
9 - Integrais. Conceito de área. Integrais indefinidos versus definidos. Técnicas básicas da integração.
10 - Aplicações do integral em engenharia. Trabalho, força e área. Centróides e centros de massa.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Howard Anton, Chris Rorres , 2012 , Algebra linear com aplicações , Porto Alegre: Bookman
James Stewart , 2013 , Cálculo: Volume I , São Paulo: Cengage Learning
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Exposição oral e escrita dos conteúdos programáticos da unidade curricular. Aplicação dos exemplos práticos para fundamentação da teoria. Exercícios a resolver para aperfeiçoamento e entendimento da teoria apresentada. Realização de duas provas escritas (com peso de 50% cada uma) a resolver individualmente durante o período letivo. Nas épocas de Recurso e Especial, os alunos fazem um Exame e a nota final é determinada pelo resultado do exame.