Disciplina: Biomateriais e Engenharia de Tecidos
Área Científica:
Engenharia Biomédica
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Adquirir conhecimentos teóricos e práticos (a nível laboratorial) em Biomateriais e Engª de Tecidos.
2 - Compreender o carácter multi e interdisciplinar da área dos Biomateriais e Engª de Tecidos.
3 - Ter noção da evolução do conhecimento na área dos Biomateriais e Engª de Tecidos e das suas direcções futuras.
Conteúdos / Programa:
1 - INTRODUÇÃO AOS BIOMATERIAIS: Definição de biomaterial e importância económica do mercado dos Biomateriais. Carácter multi e interdisciplinar da área. Aspetos éticos.
2 - MATERIAIS USADOS EM MEDICINA: Propriedades mecânicas e de superfície. Principais materiais usados em medicina: polímeros, metais, materiais cerâmicos e vidros, compósitos e outros. Modificação da superfície de biomateriais.
3 - BIOMATERIAIS E MEIO AMBIENTE FISIOLÓGICO: Biocompatibilidade. Respostas das células/tecidos à presença de um biomaterial e vice-versa. Avaliação biológica dos biomateriais.
4 - ENGENHARIA DE TECIDOS: Engenharia de tecidos vs medicina regenerativa. Elementos para a engenharia de tecidos: células, matrizes e fatores bioquímicos/físicos. Células estaminais e diferenciação. Biomateriais usados e aspetos ligados com a tridimensionalidade dos substratos. Estímulos químicos e mecânicos.
5 - NANOMATERIAIS: Propriedades e principais aplicações dos nanomateriais na área biomédica (entrega de fármacos/ácidos nucleicos, imagiologia, etc.). Barreiras biológicas à atuação das nanopartículas no corpo humano.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Vários , Artigos científicos de revisão na área / Review papers in the area. ,
William R Wagner, Shelly E. Sakiyama-Elbert, Guigen Zhang, Michael J. Yaszemski (editors) , 2020 , Biomaterials Science: An Introduction to Materials in Medicine , Elsevier Science
Robert Langer, Joseph P. Vacanti (editors) , 2020 , Principles of Tissue Engineering , Elsevier Science
Tuhin Subhra Santra, Loganathan Mohan (editors) , 2021 , Nanomaterials and Their Biomedical Applications , Springer
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas teóricas são expositivas (acompanhadas de projeção multimídia), também envolvendo discussões com os alunos. As aulas laboratoriais correspondem à realização de trabalhos experimentais de acordo com os conteúdos programáticos. A avaliação desta UC curricular é realizada através de: a) Testes; os testes permitem avaliar os conhecimentos e competências adquiridos individualmente por cada aluno; os testes tem um peso de 60% na avaliação global da UC; b) Relatórios científicos dos trabalhos experimentais efetuados ao longo do semestre (em grupo); os relatórios permitem avaliar a capacidade dos estudantes de interpretar os resultados experimentais e de os comunicar na forma escrita, bem como a capacidade de trabalho em equipa; os relatórios tem um peso de 40% na avaliação global da UC.