Disciplina: Tecnologias para a Saúde e Bem Estar

Área Científica:

Engenharia Biomédica

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O objetivo desta disciplina é fornecer aos alunos conhecimentos sobre os desafios de engenharia, clínicos e sociais no design e desenvolvimento de soluções tecnológicas para indivíduos com necessidades especiais. Os objetivos de aprendizagem específicos são os seguintes:
2 - Adquirir conhecimentos sobre a realidade e desafios de indivíduos com necessidades especiais.
3 - Compreender os princípios e complexidades no desenho e engenharia de tecnologias para a Saúde e Bem-estar.
4 - Adquirir experiência no desenvolvimento de um projeto em equipa.
5 - Selecionar criticamente métodos de design centrados no utilizador para desenhar/desenvolver/avaliar tecnologias para a saúde e Bem-estar.
6 - Adquirir conhecimentos sobre métodos de avaliação quantitativos e qualitativos.
7 - Desenvolver competências de comunicação, com ênfase em discussões na aula e apresentações orais dos projetos desenvolvidos.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Incapacidade, Reabilitação e Tecnologias Assistivas
2 - Tecnologias que apoiam pessoas com incapacidade
3 - Atividade, humano, e contexto
4 - Levar a tecnologia assistiva ao utilizador
5 - Análise de utilizadores
6 - Preparação e realização da análise de utilizadores
7 - Prototipagem de baixa e alta-fidelidade
8 - Métodos de avaliação quantitativos e qualitativos
9 - Estatística descritiva
10 - Ética na investigação com seres humanos
11 - Comunicação de resultados
12 - Projeto semestral em equipa
13 - Aplicações no mundo real através de palestrantes convidados.

Bibliografia / Fontes de Informação:

A. M. Cook, J. M. Polgar, P. Encarnação , 2020 , Assistive Technologies: Principles and Practice , Elsevier
K. Baxter, C. Courage, K. Caine , 2015 , Understanding your users - a practical guide for user research methods , Morgan & Kaufmann

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino são variadas e baseadas em 4 elementos fundamentais: Aulas teóricas, Trabalho prático, Trabalho/exercícios em equipa, Apresentações. Adicionalmente, é esperado que os alunos trabalhem de forma independente e autónoma, com a orientação do docente. Nesta unidade curricular, os alunos serão incentivados a discutir tópicos relacionados com os conteúdos programáticos e com o trabalho teórico e experimental dos seus projetos. Serão programadas palestras convidadas para que os alunos possam ter contacto com casos reais, os seus problemas e soluções. A avaliação é composta por um número de trabalhos/apresentações relacionados com o ciclo de vida do projeto a desenvolver ao longo do semestre, nomeadamente: Relatório/apresentação sobre uma população específica - 20%; Apresentação intermédia do projeto - 20%; Relatório/Apresentação final - 50%; Participação - 10%.