Disciplina: Bioquímica Analítica

Área Científica:

Engenharia Biomédica

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta unidade curricular visa introduzir os fundamentos e aplicações de técnicas analíticas "gold standard" para análise e aplicação na área biomédica. Após a conclusão desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de conhecer as bases teóricas de funcionamento das técnicas de separação e caraterização entre as quais: cromatografia (GC, LC, UHPLC e técnicas hifenadas), espectroscopia (UV-Vis, FTIR), potenciometria, condutimetria, e ressonância magnética nuclear (RMN), importantes para a identificação e caracterização de biomoléculas.
2 - Conhecer as aplicações de cada uma das técnicas estudadas, bem como as suas limitações.
3 - Saber identificar o tipo de técnicas de análise e de caracterização a aplicar a um projeto específico de investigação na área da Engenharia Biomédica.
4 - Desenvolver um espírito crítico na análise e interpretação de uma forma integrada dos resultados obtidos.

Conteúdos / Programa:

1 - Princípios gerais de Bioquímica Analítica. Seleção de um método analítico. Parâmetros de validação de métodos analíticos. Garantia de qualidade em Bioquímica Analítica: Controle de qualidade e avaliação de qualidade.
2 - Espectroscopia. Interação da radiação com a matéria. Absorção de radiação na região UV-Vis e IV. Emissão de radiação. Relação Beer-Lambert; Medições quantitativas. O espectrofotómetro: componentes. Técnicas de espectroscopia atómica.
3 - Métodos de Separação. Princípios. Técnicas cromatográficas. GC, HPLC e UHPLC: princípios e sistemas de deteção. Análise qualitativa e quantitativa; Técnicas cromatográficas hifenadas (GC-MS e LC-MS).
4 - Métodos eletroanalíticos. Potenciometria. Medição de pH. Condutometria. Medições condutimétricas. Aplicações. Biossensores - sistema de reconhecimento biológico ou bioquímico; transdutores; Biossensores eletroquímicos.
5 - Espectroscopia de ressonância magnética (RMN). Princípios teóricos e fundamentos. Instrumentação. O espectro. Aplicações.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Manhin Basha , 2021 , Analytical Techniques in Biochemistry , Humana
Dheeraj Kumar Singh, Manik Pradhan, Arnulf Materny , 2021 , Modern Techniques of Spectroscopy: Basics, Instrumentation, and Applications , Springer
Michael W. Dong , 2019 , HPLC and UHPLC for Practicing Scientists , Wiley-VCH
Harald Günthe. , 2013 , NMR Spectroscopy: Basic Principles, Concepts and Applications in Chemistry , Wiley-VCH
Mark F. Vitha , 2018 , Spectroscopy - Principles and instrumentation , Wiley-VCH

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nesta unidade curricular estão previstas 64 horas de contacto, assim repartidas: 32 h teóricas (T), 16 h teórico-práticas (TP), e 16 h de práticas laboratoriais (PL). As aulas T+TP serão dadas com a utilização de meios audiovisuais e quadro, mantendo o docente um permanente diálogo com os alunos. Nas aulas PL executam-se trabalhos experimentais ilustrativos de alguns dos temas desenvolvidos nas aulas teóricas, cujos resultados e conclusões são objeto de discussão oral. Só serão admitidos para avaliação T+TP, os alunos que tenham obtido frequência à disciplina: frequência obrigatória de todas as PL e entrega e discussão do relatório de grupo (1/grupo) Avaliação da PL: i) avaliação contínua do laboratório; ii) Avaliação do relatório e sua discussão Avaliação T+TP: realização de 2 testes teóricos, com uma ponderação de 35% cada AF=70%(T+TP)+30% PL A aprovação à disciplina requer uma nota >=9,5 valores em cada uma das componentes, T+TP e PL.