Disciplina: Empreendedorismo em Enfermagem

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

24 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender os conceitos relacionados com o empreendedorismo.
2 - Analisar a relação entre empreendedorismo e economia da saúde.
3 - Relacionar a profissionalidade em enfermagem e o empreendedorismo.

Conteúdos / Programa:

1 - Empreendedorismo em enfermagem;
1.1 - Empreendedorismo: conceitos;
1.2 - Empreendedorismo, inovação e criatividade;
1.3 - Desenvolver competências empreendedoras: o perfil do empreendedor;
1.4 - O lugar do empreendedorismo em enfermagem;
1.4.1 - Papel social e desempenho empresarial: convergências e dissonâncias;
1.4.2 - Economia da saúde e empreendedorismo: oportunidade de negócio e ganhos em saúde;
1.4.3 - Papéis, serviços e contextos de trabalho;
2 - Profissionalidade em enfermagem e empreendedorismo;
2.1 - As questões terapêuticas, socioprofissionais, legais, económicas e éticas;
2.2 - O perfil do enfermeiro empreendedor.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Abreu, M. N. , 2007 , Empreendedorismo em Enfermagem , Formasau
Ferreira, M., Serra, F., Santos, J. , 2010 , Ser Empreendedor: pensar, criar e moldar a nova empresa , Edições Sílabo
IAPMEI-I.P. , 2016 , Guia Prático do Empreendedor , IAPMEI-I.P.
International Council of Nurses , 2004 , Guidelines on the nurse entre/intrapreneur providing nursing service , ICN
Queirós, P. , 2012 , Enfermagem: de Nightingale aos dias de hoje 100 anos , Unidade de investigação da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Salminen, L., Lindberg E., Gustafsson, M.-L., Heinonen, J., Leino-Kilpi H. , 2014 , Entrepreneurship Education in Health Care Education , Education Research International
Sarkar, S. , 2014 , Empreendedorismo e Inovação , Escolar Editora.
Wilson, A., Whitaker, N., Whitford, D. , 2012 , Rising to challenge of health care reform with entrepreneurial and intrapreneurial nursing initiatives. , The Online Journal of Issues in Nursing.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Sessões teóricas e teórico-práticas, com recurso a metodologias expositivas e interativas, análise de casos e debates com participação de peritos. Pesquisa individual e orientada, com reflexão, e discussão de casos em sala. Trabalho de campo alusivo às problemáticas das empresas ligadas à prestação de cuidados de saúde. Avaliação: Dada a natureza teórico-prática desta Unidade Curricular, a avaliação incluirá 1 relatório individual (50%) e 1 trabalho temático, de grupo, com apresentação e discussão em seminário (50%). Modelo de avaliação B de acordo com o RAAAUMA. A nota mínima, em cada um dos elementos, é de 9,5 valores. O estudante poderá recuperar na época de recurso/melhoria.