Disciplina: Estágio IV - Prática de cuidados de Saúde Mental e Psiquiatria

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

203 Horas

NÚMERO DE ECTS:

11 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer as políticas e os recursos existentes na RAM, na área da saúde mental.
2 - Colaborar na intervenção de enfermagem visando a promoção da saúde mental e a prevenção de perturbações psiquiátricas na pessoa, nas famílias e na comunidade, em diferentes etapas de desenvolvimento.
3 - Colaborar na prestação de cuidados de enfermagem aos utentes, famílias e grupos de pertença, aplicando o processo de enfermagem e instrumentos e estratégias terapêuticas específicas em ambientes distintos.
4 - Compreender o impacto das perturbações psíquicas e da doença mental na satisfação das necessidades da pessoa e das famílias bem como nos grupos sociais significativos colaborando com os enfermeiros na minimização de complicações e na promoção da reabilitação psico-social.

Conteúdos / Programa:

1 - Colaboração na intervenção de enfermagem promotora da saúde mental e preventiva de perturbações psicopatológicas; na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa doente, família/ cuidador, com base numa teoria e/ou modelo de enfermagem e aplicação dos instrumentos e estratégias terapêuticas adequadas; nos cuidados de manutenção, suporte e reabilitação psicoeducativa e social à pessoa recuperada, família/ cuidador, na comunidade e institucionalizada, aplicando conhecimentos, instrumentos e estratégias apropriados.
2 - Elaboração de reflexão crítica escrita.
3 - Execução de um estudo de caso sobre uma pessoa com doença.
4 - Execução de projeto e relatório do estágio.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Internacional Council of Nurses. , 2015 , CIPE versão 2015: Classificação internacional para a prática de enfermagem. , Ordem dos Enfermeiros.
Amaral, A. C. , 2010 , Prescrições de Enfermagem em Saúde Mental mediante a CIPE. , Lusociência
Martins, T.; Araújo, M. F.; Peixoto, M. J.; Machado, P. P. , 2016 , A pessoa dependente e o cuidador. , Enfermagem - ESE Porto
Sequeira, C. , 2016 , Comunicação Clínica e Relação de Ajuda , Lidel
Towsend, M.C. , 2011 , Nursing Diagnoses in Psychiatric Nursing, , F. A. Davis Company.
Trepacz, Paula T.; Baker, Robert W. , 2001 , Exame psiquiátrico do estado mental. , Climepsi

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A prática clínica decorre sob orientação dos enfermeiros tutores e docentes da ESS. A experiência decorre em duas etapas: no Centro de Saúde e numa instituição psiquiátrica. O aluno será ativo em todo o estágio, procurando obter ganhos das diferentes oportunidades de aprendizagem e, inclusivamente, criando-as. A avaliação fundamenta-se no processo e nos resultados e será efetuada uma apreciação intermédia com base na grelha de avaliação de Estágio. A prática clínica pondera 50% na classificação da UC, o estudo de caso/processo de enfermagem 25% e o projeto e relatório de estágio 25%. Modelo C-RAAAUMa. A classificação em cada elemento de avaliação não pode ser inferior a 9,5. A avaliação final resulta da autoavaliação do aluno e das efetuadas pelo tutor e pelo docente. A aprovação exige a presença em, pelo menos, 80% das horas na prática clínica e a hora de falta equivale ao turno completo. Não há recuperação em época de recurso/melhoria ou especial.