Disciplina: Pediatria
Área Científica:
Saúde
HORAS CONTACTO:
24 Horas
NÚMERO DE ECTS:
1,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Conhecer os processos patológicos que comprometem o desenvolvimento da criança, adolescente e jovem dos pontos de vista físico/estaturo-ponderal, sensório-motor e psicossocial.
2 - Caraterizar as situações fisiopatológicas, dos pontos de vista médico e cirúrgico, mais relevates na idade pediátrica.
3 - Conhecer as intervenções terapêuticas do foro médico e cirúrgico dirigidas às situações fisiopatológicas, da criança, do adolescente e do jovem.
4 - Caraterizar as intervenções terapêuticas do foro médico e cirúrgico, consequentes com a tomada de decisão para a resolução de problemas da criança e do adolescente e do jovem.
Conteúdos / Programa:
1 - Cardiologia pediátrica
1.1 - Cardiopatias: congénitas; Lesões obstrutivas; cianóticas.
1.2 - Doença de Kawasaki
1.3 - Cardite reumática
1.4 - Endocardite infeciosa; Miocardite
2 - Neurologia
2.1 - Cefaleias; Epilepsia; Convulsões febris
2.2 - Paralisia cerebral
2.3 - Espinha bífida
2.4 - Discranias
2.5 - PHDA
3 - Hematologia
3.1 - Hematopoiese e Síndromes hamatológicos
3.2 - Anemias
3.3 - Neutropenia; Trombocitopenia
3.4 - Hemofilia
4 - Oncologia
4.1 - Diagnóstico e tratamento
4.2 - Leucemias
4.3 - Linfomas
4.4 - Neuroblastoma
4.5 - Tumores: de Wilms; do sistema nervoso central; ósseos; hepáticos; retinoblastoma; rabdomiossarcoma
4.6 - A criança em fase terminal
5 - Cirurgia
5.1 - Anquiloglossia; Fissurados
5.2 - Quistos
5.3 - Pectus: excavatum; carinatum
5.4 - Onfalocelo; gastroquisis; hérnias umbilical e inguinal; hidrocelo
5.5 - Alterações do trato gastrintestinall
5.6 - Apendicite aguda
5.7 - Alterações pénis e testículos.
6 - Genética
6.1 - Síndromas: X frágil; Down; Edwards; Patau; Klinefelter; Turner
6.2 - Consulta de genética
Bibliografia / Fontes de Informação:
Amaral, J. M. V. , 2008 , Tratado de clínica pediátrica , Abott
Bajaj, L.; Berman, S.; Berman, S. , 2011 , Bermsn?s pediatric decision making. , Philadelphia: Elsevier
Kliegman, R. M.; Behrman, R. E.; Jenson, H. B.; Stanton, B. F , 2008 , Nelson Tratado de pediatría , Madrid: Elsevier
Harkins, L. S., Nygren, C., Roth, J. C., Rothrock, J. C. , 1997 , Cirurgia pediátrica , Guanabara Koogan
Marín Ferrer, M.,Ordóñez Sáez, O.; Palacios Cuesta, A , 2011 , Manual de Urgencias de Pediatría , Ergon
Noronha, M, Coutinho, A., Martins, A. M., Lynce, N., Oliveira, H., Quaresma, C , 2005 , Pendicite aguda em Pediatria: experiência de cinco anos de um Hospital Distrital, Saúde Infantil ,
Palminha, J.; Carrilho, E. M. , 2003 , Orientações diagnósticas em pediatria , Lidel.
Sociedade Portuguesa de Pediatria (s/D) , Ata pediátria portugues ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Tratando-se de uma unidade curricular teórica, será efetuada a apresentação oral pelo docente para abordagem dos conteúdos programáticos, utilizando a metodologia expositiva. A discussão e o diálogo com os estudantes servirá essencialmente para estimular a participação dos mesmos, orientando-os para o estudo e análise reflexivos, dirigidos aos fenómenos fisiopatológios em si mesmos, mas contextualizando-os sempre que oportuno, na vida social e afetiva da criança, do adolescente ou do jovem, em que se inclui a família. A avaliação será de acordo com o modelo A conforme RAAAUMa. Em época normal compreenderá dois testes escritos de 1 hora cada um e com a ponderação de 50% para a classificação final da UC. Classificação mínima de sucesso em cada teste de 9,5 valores. Em caso de insucesso, a classificação poderá ser recuperada em época de recurso ou especial. A melhoria da classificação implicará igualmente a avaliação da totalidade dos conteúdos ministrados.