Disciplina: Estágio I - Prática de Cuidados ao Idoso

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

175 Horas

NÚMERO DE ECTS:

12 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Cuidar do idoso
2 - Planear, executar intervenções de enfermagem e avaliar resultados a pessoas idosoa utilizando o processo de enfermagem como metodologia cientifica de trabalho e a taxonomia da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) e mobilizando conteúdos teóricos e teórico-práticos capazes de fundamentar o processo de cuidar .

Conteúdos / Programa:

1 - Prestação de cuidados de enfermagem à pessoa idosa enquanto ser humano em transição interagindo com o ambiente, que procura o bem estar e a independência na satisfação das necessidades fundamentais , quer quando se sentem saudáveis quer quando vivenciam processos de doença.
2 - Planeamento, execução e avaliação de intervenções de enfermagem á pessoa idosa utilizando o processo de enfermagem como metodologia cientifica de trabalho e a taxonomia da Classificação Internacional para a prática de Enfermagem (CIPE).
3 - Mobilização de conteúdos teóricos e teórico-práticos capazes de fundamentar o processo de cuidar a pessoa idosa, enquanto ser humano em transição interagindo com o ambiente, que procura o bem estar e a independencia na satisfação das necessiddaes fundamentais, quer quando se sentem saudaveis quer quando vivenciam processos de doença.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Adminstração Central do Serviço de Saúde. , 2011 , Manual de Normas de Enfermagem. , Ministério da Saúde.
Brendan, M.C. , 2010 , Developing person-centred practice: nursing outcomes arising from changes to the care environment in residential settings for older people. , Int J Older People Nursing
Bolander, V. E. , 1998 , Enfermagem Fundamental. , Lusodidacta
Conselho Internacional de Enfermagem , 2015 , Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. , Ordem dos Enfermeiros
Elkin, M. K., Perry, A. G. & Potter, P. A. , 2005 , Intervenções de enfermagem e procedimentos clínicos. , Lusociência.
Fischbach, F. T. & Dunning, M. B. , 2010 , Manual de enfermagem-exames laboratoriais e diagnósticos. , Guanabara Koogan
Marques, P. , 2012 , O doente idoso com confusão e a acção de enfermagem , Lusodidacta
WHO , 2007 , People-centered health care: a policy framework. , WHO
Schaffler, A. & Menche, N. , 2004 , Medicina interna e cuidados de enfermagem. , Lusociência

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O estudante sob orientação dos enfermeiros da prática e supervisão do docente, planeia, executa e avalia intervenções de enfermagem à pessoa idosa. Outras metodologias utilizadas são os portfólios, discussão de casos clínicos, apresentação de resultados de revisões bibliográficas e reflexões sobre a prática, no grupo. O enfermeiro supervisor da prática é responsável pela orientação direta e avaliação do desempenho prático do estudante. O docente é responsável pela supervisão e orientação pedagógica, competindo-lhe assegurar o cumprimento dos objetivos e o desenvolvimento de estratégias que respeitem o ritmo de aprendizagem do estudante. É também da responsabilidade do docente a avaliação final do estudante e do ensino clinico. Avaliação: Modelo C do RAAAUMa. Portfólio (25%); estudo de caso processo de enfermagem (25%); prática clínica (50%) - avaliação contínua. Estes elementos de avaliação não são recuperáveis em época de recurso/melhoria ou especial.