Disciplina: Fundamentos do Cuidado Humano e Ética

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

88 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender a dimensão moral da ação humana e o desenvolvimento sociomoral.
2 - Identificar os fundamentos da Bioética para as questões do Homem, da Vida, da Saúde e do Ambiente.
3 - Refletir sobre questões ético-deontológicas dos cuidados de saúde/enfermagem e processos de tomada de decisão.
4 - Distinguir teorias, modelos concetuais e correntes de pensamento referentes ao Cuidado Humano e à Enfermagem.
5 - Discutir a essência humana do Cuidado em Enfermagem.
6 - Fundamentar a enfermagem enquanto disciplina e profissão.
7 - Descrever padrões de conhecimento e de qualidade de cuidados de enfermagem.
8 - Analisar a evolução histórica e epistemológica da Enfermagem.
9 - Interpretar conceitos e pressupostos da prática de cuidados de enfermagem.

Conteúdos / Programa:

1 - Ética, Moral e Bioética.
1.1 - Pessoa; Dignidade Humana e Vulnerabilidade.
1.2. - Agir humano: moralidade, valores, norma moral; liberdade, responsabilidade e desenvolvimento sociomoral.
1.3. - Questões atuais da Bioética e dos Cuidados de Saúde.
1.4 - Fundamentos e referenciais éticos para a ação- Paradigmas; Teorias e modelos explicativos; Organismos; Comissões; Declarações e Legislação.
2 - A dimensão ética, deontológica e legal dos cuidados de enfermagem.
2.1. - O exercício e responsabilidade do enfermeiro com o cliente, com outros profissionais e com as Organizações.
2.2. - Deontologia Profissional.
3 - O Processo de tomada de decisão ética.
4 - Da natureza e da essência da Enfermagem.
5 - Evolução histórica e social da Enfermagem.
6 - Epistemologia: Correntes de pensamento e filosóficas: Humanismo e Holismo. Fundamentos científicos dos cuidados. Teorias e modelos de enfermagem. Cuidar com qualidade.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Collière,M.F. , 2003 , Cuidar: a primeira arte da vida. , Lusociência.
Leininger M. , 2001 , Culture care diversity and universality: a theory of nursing. , Jones And Bartlett Pubs.
Marriner, A. T.; Alligood, M. R. , 2004 , Teóricas de enfermagem e a sua obra: modelos e teorias de enfermagem. , Lusociência.
Meleis, A. , 1991 , Theoretical nursing. Development and progress. , J. B. Lippincott Company
Neves, M. C. P.; Pacheco, S. (Eds) , 2004 , Para uma ética de enfermagem: desafios. , Gráfica de Coimbra.
Nunes, L. , 2011 , Ética de enfermagem: fundamentos e horizontes. , Lusociência.
Nunes, L.; Amaral, M., Gonçalves, R. (Eds) , 2005 , Código deontológico do enfermeiro: dos comentários à análise de casos. , Ordem dos Enfermeiros.
Sgreccia, E. , 2009 , Manual de bioética: fundamentos e ética biomédica. , Principia.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Sendo a unidade curricular fundamentalmente teórica e teórico prática, prevê metodologias expositivas e participativas. Desenvolve-se com sessões expositivas; análise, reflexão e discussão de situações (texto e/ou vídeo); exercícios formativos; trabalhos orientados em grupos, seminário e participação de eventos alusivos às temáticas, se oportuno. Fomenta-se a pesquisa e estudo, disponibilizando-se tempos de atendimento para orientação e esclarecimento de dúvidas. Avaliação em época normal (periódica): 2 provas escritas, individuais, e 2 trabalhos de síntese, de grupo, com apresentação oral e discussão. Os componentes de avaliação têm igual ponderação (25% cada), sendo a nota mínima de 9,5 valores, em cada um. Modelo B de acordo com o RAAAUMa. Avaliação de recurso ou melhoria: 1 prova escrita, individual. Em épocas de avaliação de recurso ou especial, o aluno pode recuperar cada um ou mais componentes. A avaliação de melhoria, visará a totalidade da matéria.