Disciplina: Treino Desportivo I - Andebol

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

160 Horas

NÚMERO DE ECTS:

15 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Dominar os conhecimentos ligados ao treino desportivo do Andebol de forma integrada;
2 - Adotar uma atitude científica e um método crítico reflexivo;
3 - Revelar capacidade de iniciativa e de inovação no Treino Desportivo do Andebol;
4 - Assumir disponibilidade e motivação para o trabalho em equipa, privilegiando a partilha da informação e comportamentos de solidariedade e de entreajuda;
5 - Utilizar as tecnologias de informação e uma comunicação eficaz na aplicação dos conhecimentos do desporto e sobre o Andebol;
6 - Planear e gerir o processo de treino desportivo no Andebol;
7 - Avaliar, planear e organizar sessões de treino e atividades desportivas para diferentes grupos no Andebol;
8 - Desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade social na orientação do processo de treino.

Conteúdos / Programa:

1 - História do Andebol
2 - Caracterização da modalidade
2.1 - O Andebol: um jogo desportivo coletivo (JDC)
2.2 - Especificidade do Andebol como JDC
2.3 - Fases do jogo - conceito e características
2.4 - Princípios do jogo de Andebol
2.4.1 - Princípios do ataque
2.4.2 - Princípios da defesa
2.5 - Componentes do jogo
2.5.1 - Processo ofensivo
2.5.2 - Processo defensivo
2.6 - Exercícios de treino
2.6.1 - Conceito
2.6.2 - Classificações dos exercícios em função da sua estrutura
2.7 - Os métodos de jogo
3 - O treino com jovens no Andebol
3.1 - Desafios e o papel do treinador na formação do jovem andebolista
3.2 - A importância das competições
3.3 - O planeamento do treino de jovens
3.4 - A aprendizagem e treino no andebol
3.5 - Níveis de desempenho dos jogadores e da equipa
3.6 - O jogo de Andebol de 5
3.6.1 - Etapas pedagógicas no processo enino/aprendizagem do andebol
3.7 - O treino do Guarda-Redes: iniciação do guarda-redes
3.8 - Observação e análise do jogo de andebol
4 - Prática de gestão e orientação do processo de treino-competição (estágio)

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bayer, C , 1994 , O ensino dos desportos colectivos , Lisboa: DINALIVRO
Bota, I., & Colibaba-Evulet, D , 2001 , Jogos Desportivos Colectivos- Teoria e Metodologia , Lisboa: Instituto Piaget
França,J , 1986 , Subsídios para a História do Andebol em Portugal , DGD. Lisboa
Garcia, J. , 1990 , Balonmano:Fundamentos y etapas de aprendizage , Editorial Gymnos. Madrid
Garcia,J , 1997 , Balonmano. Táctica grupal ofensiva. Concepto, estrutura y metodología , Editorial Gymnos. Madrid
Garcia,J , 2002 , Balonmano. Táctica Grupal Defensiva. Concepto,estructura y metodología , Grupo Editorial Universitário
Gonçalves,J. , 2003 , História do Andebol em Portugal , Colecção Sport. CTT Correios de Portugal
Oliveira, F. , 1995 , Ensinar o Andebol , Campo das Letras. Porto
Prudente,J. , 1983 , A defesa. Os sistemas defensivos: 6:0, 5:1 e 3:2:1 , Revista Setemetros nº7
Prudente, J. , 1985 , Metodologia para o contra-ataque apoiado. , Revista Setemetros nº13
Prudente, João , 2013 , Andebol. In Garganta. Avaliação da Performance em Jogos Desportivo Colectivos. Variáveis e indicadores táctico-técnicos utilizados em estudos observacionais de Andebol, Basquetebol, Futebol, Pólo Aquático e Voleibol , Porto; FADE-UPorto
Konzag, G. Y al , 1996 , Balonmano. Entrenarse jugando. El sistema de ejercicios completo , Editorial Paidotribo. Lérida
. , Regras do Jogo , Edição IHF e Edição FAP
Roca, M. , 1986 , Evolução dos sistemas defensivos , Cadernos Setemetros nº1
Sánchez,F. , Análisis del contenido del juego. Balonmano. Comité Olímpico Español , Impresos Izquierdo,S.A.
Sousa, D.; Prudente,J.; Sequeira, P. , 2013 , Analysis of 2 vs 2 in organized attack in Handball in a situation of numericalequality 6 vs 6 in 2011 World Womens Championship. , 2nd EHF Scientific Conference- Women and Handball. Scientific and Practical Approaches. Viena
Thiel, A. ; Hecker,S. , 1993 , ). Le gardien de but. , Éditions Vigot. Paris
Zeier,U. , 1986 , Doze noções básicas para o treino do guarda-redes. , Revista Setemetros. Nº20
Zeier, U. , 1987 , O guarda-redes de Andebol , Cadernos Setemetros nº3

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teórico-Práticas com abordagem dos conteúdos programáticos e discussão dos mesmos; Aulas de prática laboratorial com observação e análise de vídeo; reuniões de orientação tutorial. Prática de estágio numa organização com protocolo com a UMa: organização e gestão do processo de treino e competição sob a orientação do tutor na organização. A avaliação é realizada através de um Teste teórico-20%; de um trabalho de desenvolvimento de um tema-15%; da avaliação contínua do trabalho desenvolvido ao longo do semestre no respeitante à organização dos treinos e competição, expressa num dossiê de treinador-40%; e um relatório crítico da atividade desenvolvida-25%.

Regente da Disciplina:

Duarte Filipe Jesus Sousa