Disciplina: Estudos Práticos VI - Desportos de Raquete

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer os fundamentos básicos dos principais Desportos de Raquete e as suas potencialidades no âmbito do Sistema Educativo e Federado.
2 - Conhecer os conteúdos e objetivos dos Desportos de Raquete expostos nos programas de Educação Física.
3 - Conhecer a história dos principais Desportos de Raquete.
4 - Conhecer os espaços de prática e os principais instrumentos, equipamentos e objetos jogáveis.
5 - Conhecer as regras e regulamentos.
6 - Dominar os conhecimentos técnicos, táticos e físicos dos principais Desportos de Raquete.
7 - Saber executar os principais gestos técnicos do Badminton, Ténis de Campo e Ténis de Mesa.
8 - Conhecer e equacionar diferentes modelos e métodos de ensino-aprendizagem utilizados nos principais Desportos de Raquete, numa etapa de iniciação à modalidade.
9 - Conhecer a principal terminologia.
10 - Conhecer o tipo de esforço e as principais variáveis e invariáveis entre os Desportos de Raquete.

Conteúdos / Programa:

1 - Fundamentos básicos dos principais Desportos de Raquete.
2 - Análise crítica aos conteúdos dos Desportos de Raquete expostos no programa de Educação Física e a sua importância no contexto do Desporto Escolar.
3 - Potencialidades dos Desportos de Raquete no âmbito do Sistema Educativo e Federado.
4 - História, origem e evolução dos Desportos de Raquete no panorama desportivo mundial, o carácter elitista de algumas modalidades e a sua transformação no tempo.
5 - Tipos de instalações, equipamentos e material a utilizar/adaptar nos Desportos de Raquete.
6 - As principais regras e regulamentos.
7 - Os principais gestos técnicos do Badminton, Ténis de Campo e Ténis de Mesa.
8 - Os objetivos e princípios técnico-táticos e físicos.
9 - Principal terminologia utilizada.
10 - Os principais métodos e modelos de ensino-aprendizagem no Badminton, Ténis de Campo e de Mesa numa etapa de iniciação.
11 - Caracterização e tipo de esforço.
12 - Principais diferenças e semelhanças entre os diferentes desportos de raquete.

Bibliografia / Fontes de Informação:

AGOPOFF; Alex , 1974 , Tennis de Table. 3a edição. , Paris : Éditions Amphora
APPLEWHAITE, Charles ; MOSS, Bill , 1989 , Tennis - The Skills of the Game , The Crowood Press.
FLICHTBEIL, Rolf , 2006 , Aprenda Ténis com um DVD de treino ao vivo , Barcelos: Civilização, Editores
HAWKEY, Dick , 1988 , Guia Prático do Squash. 1a Edição , Lisboa: Editorial Presença
REILLY, T.; HUGHES, M. , 1995 , Science and Racket Sports , Cambridge: E & FN Spon
ROETERT, Paul; GROPPEL, Jack , 2001 , World-Class Tennis Technique , Champaign: Human Kinetics
VAN MEERBEEK, Roger , 1979 , Badminton Sport Total , Bruxelas Edition de L' A.D.E.P.S. (Administration de L'Education Physique, des Sports et de la vie e
Anderson, K. , 2009 , Coaching Tennis: Technical and Tactical Skills ? American Sport Education Program , Champaign: Human Kinetics
Faude, O., T. Meyer, T. et al. , 2007 , Physiological characteristics of badminton match Play , European Journal of Applied Physiology, 100 (4)
Federação Portuguesa de Badminton , 2017 , Espaço Técnico ,
Federação Portuguesa de Ténis de Mesa , 2013 , O Ténis de Mesa vai à Escola ,
International Tennis Federation , 2010 , Coaching & Sport Science Review , ITF, Issue 51.
Lees, A. , 2003 , Science and the major racket sports: a review , Journal of Sports Sciences, 21(9)
Functional differences between tennis and badminton in young sportsmen , 2004 , Torres, G.; Cabello, D. & Carrasco, L. , Routledge

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
1.Abordagem dos conteúdos programáticos permitindo intervenções e esclarecimento de dúvidas. 2.Pesquisa e desenvolvimento de leituras suplementares sobre os conteúdos como forma de aprofundamento do conhecimento. 3.Avaliação contínua dos alunos nas aulas (10%), através da participação, empenho, comportamento e da aplicação dos conhecimentos e, por isso, é exigida a presença mínima de 75% da totalidade das aulas dadas. 4. Avaliação dos conhecimentos através de um teste escrito (40%), sendo exigido a nota mínima de 9,5 valores para ter aproveitamento, com possibilidade de avaliação de recurso. 5. Realização de um trabalho de grupo (10%), com apresentação à turma e outro individual (15%), sobre um dos conteúdos programáticos, tendo em conta, a estruturação do conhecimento, interpretação dos dados e a reflexão crítica, trabalho de cooperação entre os colegas, comunicação oral e a produção de relatório escrito. 6. Avaliação da motricidade específica durante as aulas práticas (25%).