Disciplina: Estudos Práticos VI - Desportos de Combate
Área Científica:
Ciências do Desporto
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender e explicar os Desportos de Combate, utilizando uma estruturação do conhecimento (integrado o conhecimento proveniente de diferentes áreas), que permita uma gestão personalizada em diferentes mercados do desporto.
2 - Identificar, compreender e explicar, no que se refere aos Desportos de Combate:
2.1 - A natureza das mais diversas e representativas perspetivas, conceções, práticas e correspondentes paradigmas, que procuram explicar o enquadramento global e a natureza própria e específica das diferentes modalidades;
2.2 - A dinâmica global e específica, bem como os mais diversos aspetos críticos que as distinguem entre si e das outras Modalidades Desportivas;
2.3 - A história, a evolução e as perspetivas de desenvolvimento dos Desportos de Combate.
Conteúdos / Programa:
1 - O modelo taxonómico dos Desportos de Combate: F útil < F' útil (representação simplificada);
2 - O papel e a importância dos Desportos de Combate no processo global das Atividades Desportivas;
3 - As classificações, afinidades e diferenças entre diferentes Desportos de Combate;
4 - As formas de competição e os regulamentos;
5 - Os problemas de segurança específicos dos Desportos de Combate. Rendimento versus Segurança;
6 - O rendimento como objetivo, ênfase ao nível do Judo, sendo ainda abordados o Karaté, a Luta, a Esgrima e o Boxe:
6.1 - A análise contextualizada, numa perspetiva ecológica, da relação centro de massa/base de apoio e dos fatores de otimização da aplicação de forças (relação das variáveis básicas sobre movimento e=vt; F=ma; v=at; Ec= ½ mv2);
6.2 - Os Conceitos e as suas funcionalidades;
7 - O diagnóstico nos Desportos de Combate;
8 - Utilização de instrumentos anteriormente estudados na análise de situações dos Desportos de Combate.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Almada, F. , 1980 , Judo Análise Mecânica das Técnicas de Projecção do Gókio, , ISEF-CDI
Gleeson, G , sd , Judo , Publicações Europa-América
Lima, A. , 1995 , As bases das actividades fisíco-desportivas dos desportos de combate, , ISEF-CDI
Figueiredo, A. , 1998 , Os Desportos de Combate nas aulas de Educação Física , Horizonte,
Lopes, H., Vicente, A., Simões, J., Vieira, M. & Fernando, C. , 2016 , O Processo Pedagógico nos Desportos de Combate. , Journal of Sport Pedagogy and Research,
Otaki, T. et al., , 1998 , Judo Formal Techniques, , Vermont & Tokyo, Charles E. Tuttle Company Inc.
Robert, L. , 1964 , O Judo. , Editorial Notícias.
Sato, N. , 1992 , Ashiwaza - Técnicas maestras de Judo. , Editorial Paidotribo.
Vieira, M., Fernando, C., Apolinário, J. & Lopes, H. , 2014 , Os Desportos de Combate Enquanto Meio de Transformação do Homem , Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Através de um conjunto de vivências teórico-práticas, são equacionados os conteúdos específicos dos Desportos de Combate (ênfase no Judo), analisando as situações decorrentes da sua especificidade, na perspetiva da formulação das relações que os aproximam ou distanciam. Identificando ainda as características dominantes que corporizam cada DC, em ordem à formulação das relações que existirão entre as suas mais diversas formas de expressão. Tendo sempre a preocupação de criar hábitos de estudo, pesquisa e observação, são realizados testes escritos (50%), trabalhos de pesquisa e de observação com possibilidade exposição oral e expressão multimédia (25%) e análises das situações realizadas nas aulas (25%). Obs: Nota mínima de 10 valores em cada uma das três componentes e 75% de presenças às aulas dadas