Disciplina: Estudos Práticos V - Atividades de Ginásio

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender a génese das atividades de ginásio e seu contexto histórico
2 - Perceber o que são as atividades de ginásio e o seu enquadramento
3 - Compreender o propósito das mesmas e como diferenciá-las de outras atividades físicas
4 - Aprender a correta execução dos movimentos mais comummente utilizados nas atividades de ginásio
5 - Ganhar competências ao nível da integração nos diferentes programas e tomar conhecimento da sua transferência para outras modalidades
6 - Dominar as componentes práticas associadas às atividades de ginásio, quer na sala de exercício quer nas aulas de grupo
7 - Assimilar o perfil adequado do profissional das atividades de ginásio, e as competências que este deverá adquirir para a sua intervenção
8 - Ser capaz de pesquisar, selecionar e analisar artigos e desenvolver espírito crítico
9 - Ser capaz de trabalhar em equipa, desenvolver sentido de responsabilidade, ética e entreajuda
10 - Ser capaz de comunicar e justificar o trabalho de grupo através de exposição escrita e oral

Conteúdos / Programa:

1 - História dos ginásios
2 - História e evolução do Fitness
3 - Equipamentos de ginásio
4 - Segurança e os seus procedimentos
5 - Conceitos gerais, noções básicas da Cinesiologia, planos e eixos, movimentos articulares, cadeias cinemáticas fechadas e abertas, exercícios e aspetos críticos, construção de programas
6 - Pilares do movimento humano
7 - Instituições defensoras e reguladoras, cédula profissional, escolas de formação nacionais e internacionais
8 - Perfil do professor das atividades de ginásio
9 - Tendências do fitness na atualidade
10 - Caraterização e diferenciação das aulas de grupo
11 - Estruturas e tipos de aulas, estruturas musicais e coreográficas, recursos materiais
12 - Pesquisa, organização e desenvolvimento do trabalho de grupo sobre uma temática das atividades de ginásio

Bibliografia / Fontes de Informação:

ACSM , 2010 , ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription - 8th Edition , Lippincott Williams & Wilkins
ACSM , 2012 , Health/fitness facility standards and guidelines for risk management and emergency policies , Lippincott Williams & Wilkins
Cerca, L. , 2003 , Metodologia da ginástica de grupo , Manz Produções
Franco, S., & Batista, G. , 1998 , Manual de aeróbica I , Promoções e Publicações Desportivas, Lda
Weiss, T., et al. , 2010 , Effect of Functional Resistance Training on Muscular Fitness Outcomes in Young Adults , J Exerc Sci Fit.
NASM , 2013 , Implementing safe and effective training methods , http://blog.nasm.org/
Dalleck, L., Kravitz, L. & Thompson, W. , The History of Fitness , ACSM Health & fitness journal
McGill, S., Karpowicz, A., Fenwick, C. & Brown, S. , 2009 , Exercises for the torso performed in a standing posture: spine and hip motion and motor patterns and spine load , J Strength Cond Res.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
1.Exposição dos conteúdos programáticos em sessões teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais, com possibilidade de intervenção e esclarecimento de dúvidas 2.Desenvolvimento de pesquisas e leituras suplementares sobre os conteúdos 3.Assiduidade e participação ativa e pertinente dos alunos (10% da nota final) através de respostas às perguntas e da aplicação de conhecimentos e competências, sendo exigida a presença mínima de 75%. 4.Avaliação do domínio dos conhecimentos através de um teste escrito e uma oral (50% da nota final). 5.Realização de um trabalho de grupo (40% da nota final) sobre um tema do programa, orientados e avaliados em sessão plenária, através de apresentação oral. Os trabalhos poderão ser teóricos ou teórico-práticos, com o incentivo ao treino das competências de estruturação do conhecimento, aplicação prática do mesmo, trabalho escrito e comunicação oral.