Disciplina: Desenvolvimento Motor

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - O objetivo central da disciplina consiste em dotar os alunos de competências teóricas, práticas e laboratoriais que lhes permitam descrever e explicar as modificações observáveis no comportamento motor ao longo da infância e da adolescência. No final do semestre, o aluno deve ser capaz de:
1 - Dominar os conceitos de crescimento, maturação, aptidão e atividade física
2 - Utilizar os protocolos na avaliação do crescimento, composição corporal, aptidão e atividade física
3 - Descrever as perspetivas teóricas utilizadas no estudo do Desenvolvimento Motor
4 - Analisar as curvas de crescimento pós-natal para os indicadores somáticos
5 - Descrever os métodos utilizados na avaliação da maturação esquelética, sexual, somática e dentária
6 - Proceder a uma descrição das características chave do desenvolvimento das habilidades motoras
7 - Analisar a variação associada à idade e sexo na força e performance ao longo da infância e adolescência
8 - Descrever a presença de saltos pubertários na força e performance

Conteúdos / Programa:

1 - Perspetiva histórica
2 - Avaliação do tamanho corporal (conceito; instrumentos; procedimentos de avaliação/medição; cálculo de proporções e rácios; construção e análise de perfis; erro de medição)
3 - Avaliação do físico (métodos; representação gráfica; análise de dados)
4 - Composição corporal (modelos; métodos; vantagens e limitações; cálculo da densidade corporal, percentagem de gordura, massa gorda e massa isenta de gordura)
5 - Aptidão física (baterias de testes; construção e análise de perfis)
6 - Atividade física (dimensões; métodos, técnicas e instrumentos)
7 - Desenvolvimento Motor (conceitos; domínios; modelos e perspetivas teóricas; períodos do desenvolvimento humano; investigação em Desenvolvimento Motor)
8 - Maturação biológica (esquelética, sexual, somática e dentária)
9 - Reflexos e movimentos espontâneos
10 - Descrição e características de desenvolvimento do padrão motor "andar"
11 - Habilidades motoras
12 - Força e performance motora desde a infância até à adolescência

Bibliografia / Fontes de Informação:

Gabbard, C. , 2018 , Lifelong Motor Development , Wolters Kluwer
Haywood, K., N. Getchell , 2014 , Life Span Motor Development , Human Kinetics
Freitas, D.; Maia, J., Beunen, G., Lefevre, J., Claessens, A., Marques, A., Rodrigues, A., Silva, C., Crespo, M. , 2002 , Crescimento somático, maturação biológica, aptidão física, actividade física e estatuto sócioeconómi , Edição da Universidade da Madeira. Funchal
Haywood, K., N. Getchell , 2005 , Life Span Motor Development ?CD-ROM , Champaign, IL: Human Kinetics
Malina, R., Bouchard, C., Bar-Or, O. , 2004 , Growth, Maturation, and Physical Activity. Human Kinetics Books , Champaign, Illinois
Tanner, J. , 1990 , oetus into Man ? Physical Growth from Conception to Maturity , Cambridge: Harvard University Press
Maia, J., Fernandes, F., Freitas, D. (Eds.). , 2013 , Crescer com saúde na Região Autónoma da Madeira , Universidade da Madeira e Universidade do Porto.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
1. Ensino teórico, teórico-prático e laboratorial 2. Os slides, as vídeo-imagens e a exemplificação são usados para melhor clarificar os itens teóricos e traçar sequências de desenvolvimento 3. É estimulada a presença regular dos alunos nas aulas e uma participação ativa na forma de discussão individual e em pequenos grupos 4. A leitura e a preparação dos itens específicos do programa são fortemente sugeridas antes da aula 5. O nível de conhecimento dos alunos é avaliado através de dois testes escritos (75%) e um relatório individual das atividades de laboratório (25%) 6. Uma bonificação de 10% sobre a nota final poderá ser atribuída ao aluno de acordo com os seguintes fatores: pontualidade, participação na aula, evidência de leituras e preparação, partilha de ideias com o docente e colegas e avaliação crítica das leituras sugeridas