Disciplina: Estatística

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Desenvolver autonomia na consulta de literatura científica com estatística de nível básico, de modo a compreender trabalhos importantes nas revistas da especialidade.
2 - Ser capaz de recolher, selecionar e interpretar dados estatísticos.
3 - Utilizar a estatística para comunicar informação e fundamentar argumentos.
4 - Compreender que a estatística permite ultrapassar o concretismo de uma amostra e fazer, com um grau de confiança quantificável, afirmações sobre a população de onde provém essa amostra.
5 - Conhecer as metodologias descritivas e paramétricas clássicas para a análise estatística de uma população ou variável, e para comparar duas populações ou variáveis.
6 - Conhecer software de aplicação estatística, em especial o programa SPSS, e utilizá-lo na exploração, apresentação e análise básicas de dados.
7 - Resolver e analisar alguns problemas no domínio da avaliação que advêm da prática pedagógica e do treino.

Conteúdos / Programa:

1 - Estatística descritiva: Histograma, caule a folhas e caixa com bigodes. Barreiras de outliers. Localização e dispersão. Simetria e assimetria. Eficiência e resistência. Diagrama de dispersão e associação linear. Reta de regressão dos mínimos quadrados. Coeficientes de correlação e de determinação. Relações linearizáveis.
2 - Variáveis aleatórias: Binomial, multinomial e Poisson. Variância e valor médio. Pares aleatórios discretos. Covariância e correlação. Variáveis condicionais e valor médio condicional. A distribuição normal. Teorema-Limite Central.
3 - Inferência estatística: População e amostra. Estimativa e estimador. Distribuição da média e da variância em amostras aleatórias normais. Intervalos de confiança para o valor médio ou a variância de uma variável normal. Intervalo de confiança assintótico para uma proporção. Comparação de valores médios, variâncias ou proporções com base em duas amostras independentes. Comparação de dois valores médios a partir de amostras emparelhadas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Mosteller, F., Rourke, R. E. K. , 1992 , Estatísticas Firmes: Estatísticas Não Paramétricas e Estatísticas Ordinais , Edições Salamandra
Zar, J. H. , 1999 , Biostatistical Analysis , Prentice-Hall
Aczel, A. D. , 1995 , Statistics - Concepts and Applications , Irwin
Hoaglin, D., Mosteller, F., Tukey, J. , 1992 , Análise Exploratória de Dados, Técnicas Robustas - Um Guia , Edições Salamandra
Moore, D. S., McCabe, G. P. , 2003 , Introduction to the Practice of Statistics , W. H. Freeman
Pestana, D. D., Velosa, S. F. , 2010 , Introdução à Probabilidade e à Estatística , Fundação Calouste Gulbenkian
Rao, P. V. , 1998 , Statistical Research Methods in the Life Sciences , Duxbury Press
Vincent, William J. , 2005 , Statistics in Kinesiology , Human Kinetics Books
Triola, M. F. , 2001 , Elementary Statistics , Addison-Wesley
Wackerly, D. D., Mendenhall, W., Scheaffer, R., L. , 2002 , Mathematical Statistics with Applications , Duxbury: Thomson Learning
Tenenbaum, G., Driscoll, M. P. , 2005 , Methods of Research in Sport Sciences: Quantitative and Qualitative Approaches , Oxford: Meyer & Meyer
Coelho, J. P., Cunha, L. M., Martins, I. L. , 2008 , Inferência Estatística com Utilização do SPSS e G*Power , Edições Sílabo
Howell, D. C. , 2010 , Statistical Methods for Psychology , Wadsworth Cengage Learning
Pereira, A. , 2006 , Guia Prático de Utilização do SPSS: Análise de Dados para Ciências Sociais e Psicologia , Edições Sílabo

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em sessões teóricas, teórico-práticas (resolução de exercícios com calculadora e tabelas estatísticas) e práticas laboratoriais (resolução de exercícios no computador). Para avaliar o domínio dos conhecimentos são realizados dois testes (cada um com igual peso na nota final), a resolver com calculadora e tabelas ou no computador. Um elemento de avaliação contínua, constituído pela resolução individual de problemas nas aulas práticas ou teórico-práticas, pode contribuir até 2 valores para a classificação final. A avaliação contínua é facultativa para cada aluno e apenas terá lugar caso o docente o defina expressamente no início do semestre.