Disciplina: Estudos Práticos III - Dança
Área Científica:
Ciências do Desporto
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1. - Aprofundar conhecimento sobre as Atividades Rítmicas Expressivas - Dança e Ginástica Rítmica;
2 - Compreender a relevância, identificar as particularidades e reconhecer a aplicabilidade, das Atividades Rítmicas Expressivas, aos níveis pedagógico e metodológico;
3. - Realizar investigação em Atividades Rítmicas Expressivas, ao nível histórico, sociológico e semiológico;
4 - Informar e formar o estudante através da prática de Técnicas de Expressão Corporal, Dança (contemporânea, de salão, folclore) e Ginástica Rítmica;
5 - Desenvolver a Autoconfiança, a Autonomia e a Sociabilidade;
6 - Desenvolver o Sentido de Observação e Imaginação;
7 - Aperfeiçoar a Capacidade de Análise Crítica;
8 - Desenvolver as Capacidades Expressivas e Criativas através de situações de Improvisação e de Composição Coreográfica;
9 - Realizar e participar, individualmente e em grupo, em trabalhos práticos no âmbito da Dança e Ginástica Rítmica;
10 - Conhecer, compreender e aplicar os conteúdos programáticos de forma integrada.
Conteúdos / Programa:
1 - Atividades Rítmicas Expressivas como área de intervenção pedagógica - valor educativo
2 - Movimento Expressivo e Criatividade
3 - Estudo histórico de diversos campos artísticos
4 - O movimento gímnico, sua evolução e expressão
5 - Análise das características técnicas e expressivas da Ginástica Rítmica
6 - Princípios de Laban e sua aplicação na Dança e na Ginástica Rítmica
7 - Técnicas de Relaxação
8 - Noções de Música
9 - Introdução ao Movimento Expressivo
10 - A Respiração e o Relaxamento
11 - O Corpo Expressivo no Espaço, no Tempo
12 - Movimento Expressivo e Energia
13 - Expressão/Representação
14 - Dança Contemporânea
15 - Trabalho de Solo e Centro
16 - Espaço - Deslocamentos Básicos
17 - Improvisação/Composição/Coreografia
18 - Estudos e Investigação do Património Popular
19 - 19. Danças de Salão - Latinas e Clássicas
20 - 20. Ginástica Rítmica
21 - 21. Técnica de Aparelho: Corda; Bola; Arco; Maças e Fita
22 - Esquemas Individuais e de Conjunto
23 - Apresentação de trabalhos Práticos Finais - Coreografias e Esquemas.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Batalha, A , 2004 , Metodologia do Ensino da Dança , FMH Edições
Berge, Y , 1976 , Viver o seu Corpo. Para uma Pedagogia do Movimento , Biblioteca de Pedagogia.
Laban, R. , 1975 , Laban's Principles of Dance and Movement Notation , Macdonald & Evans.
Russo, H. , La Dança en la escuela , INDE publicações
Batalha, A., Xarez, L. , 1999 , Sistemática da Dança I. Projeto Taxonómico , Faculdade de Motricidade Humana
Correia, A. , 2014 , Benefícios da Ginástica no Desenvolvimento Integral do aluno , Universidade da Madeira
Fux, M. , 1983 , Dança. Experiência de Vida , Ed. Summs
Sousa, A. , 1979 , A Educação pelo Movimento Expressivo. Movimento - Música - Drama , Básica Editora
Laban, R. e Lawrence, F. C. , 1974 , Effort. Economy of Human Movement , Macdonald & Evans
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
1. Conteúdos programáticos abordados com metodologias diversificadas, incentivando-se o diálogo e a intervenção dos alunos. 2. Desenvolve-se a componente de observação e reflexão crítica, mediante realização de pesquisas e leituras suplementares sobre os conteúdos programáticos que possibilitam a elaboração de relatórios e trabalhos de grupo (30%). 3. Valorizadas e treinadas competências de pesquisa, de organização do conhecimento, de comunicação e fundamentação escrita e oral. 4. Domínio dos conteúdos práticos de Dança e Ginástica Rítmica são verificados tendo em consideração as diferentes áreas abordadas (30%). 5. Domínio dos conhecimentos é avaliado através de teste teórico (40%) sendo exigido nota mínima de 9,5 valores, podendo ir à avaliação de recurso. 6. incentivada a participação dos alunos nas aulas, através de propostas de trabalho que motivem a aplicação dos conhecimentos e o desenvolvimento de competências - mínimo de presenças, 75% do total das aulas.