Disciplina: Exercício e Saúde Pública

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - O principal objetivo desta disciplina, consiste em demonstrar a importância da atividade física enquanto instrumento fundamental de Saúde Pública e ao mesmo tempo perceber as diferentes estratégias e metodologias de intervenção, visando a sua prática generalizada e regular. A importância da atividade física como comportamento indutor de um estado saudável, e sua influência em vários comportamentos e marcadores patogénicos. Mais especificamente, os principais objetivos são:
1 - Analisar e perceber os efeitos da atividade física na comunidade, num contexto epidemiológico e respetivos indicadores;
2 - Perceber a importância e evolução da saúde pública, suas diferentes áreas e funções;
3 - Entender e analisar a integração da atividade física e saúde pública;
4 - Saber descrever e caracterizar o conjunto de atividades com importante efeito promotor de saúde;
5 - Identificar e caracterizar metodologias e técnicas de intervenção mais eficazes para a promoção da atividade física na comunidade.

Conteúdos / Programa:

1 - Conceitos e enquadramento da atividade física no contexto da saúde.
2 - As várias definições de sedentarismo, atividade física, exercício físico e saúde pública.
3 - Saúde, longevidade e mortalidade em populações ativas vs sedentárias.
4 - Fatores de risco e epidemiologia. Os conceitos de prevalência, incidência, risco relativo, risco comunitário e os custos económicos das doenças crónicas.
5 - Epidemiologia da atividade física. Os efeitos do sedentarismo e da atividade física na aptidão física e saúde e seu impacto nos custos com os cuidados de saúde.
6 - Definindo momentos na saúde pública.
7 - As diferentes áreas de especialização em saúde pública.
8 - Funções básicas da saúde pública.
9 - Integrando saúde pública e atividade física.
10 - Atividades e comportamentos promotores da saúde.
11 - As teorias e modelos para a promoção da atividade física.
12 - As estratégias para efetiva promoção da saúde a nível comunitário e no local de trabalho.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bouchard, C., Blair, S., Haskell, W. , 2007 , Physical Activity and Health , Human Kinetics, Champaign
Teixeira, P., Sardinha, L., Barata, J. , 2008 , Nutrição, Exercício e Saúde , Lidel, Lisboa
Harold, H. , 2012 , Foundations of Physical Activity and Public Health , Human Kinetics, Champaign
Sardinha, L.B., & Matos, M. , 1997 , Promoção da saúde: modelos e práticas de intervenção nos âmbitos da actividade física, nutrição e tabagismo , Edições FMH
U.S. Department of Health and Human Services , 1996 , Physical Activity and Health: A Report from the Surgeon General , NCCDPHP
Marcus, B.H.; Forsyth, L. , 2009 , Motivating People to Be Physically Active - 2nd Edition , Human Kinetics, Champaign
Dishman, R.K. , 1994 , Advances in Exercise Adherence. , Human Kinetics. Champaign
Sardinha, L.B., & Matos, M. , 1997 , O aconselhamento para a actividade física , Edições FMH
Wilson, B.R., & Glaros, T.E. , 1996 , Managing Health Promotion Programs , Human Kinetics, Champaign

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
1. Os conteúdos programáticos são selecionados em sessões teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais. 2. Nas primeiras é utilizado o método expositivo, recorrendo-se, também, à projeção de slides. 3. Nas aulas teórico-práticas e de prática laboratorial é privilegiada a discussão de temas particulares e resolução de problemas. 4. A classificação final anual é determinada pela classificação obtida, em parte, na frequência realizada no fim do semestre. Esta avaliação através da frequência comportará 50% da avaliação total, sendo os restantes 50% obtidos através de trabalhos teórico-práticos apresentados ao longo do semestre. 5. Para um estudante passar com êxito na disciplina, é necessário obter cumulativamente as seguintes condições: I) efetuar a frequência e obter um valor mínimo de 9,5 valores II) ter um número regulamentar (75%) de presenças nas aulas práticas; III) participar com êxito (valor igual ou superior a 10) nas apresentações orais dos trabalhos teórico-práticos.

Regente da Disciplina:

Rui Nuno Trindade de Ornelas