Disciplina: Estudos Práticos II - Futebol
Área Científica:
Ciências do Desporto
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Conhecer as diferentes fases da história do futebol assim como os principais órgãos e regulamentos da modalidade.
2 - Compreender e identificar a existência simultânea da cooperação e da oposição no jogo e a necessidade de 1 coordenação permanente de ações entre jogadores num contexto de grande complexidade.
3 - Compreender e dominar a organização tática do jogo a partir dos princípios específicos orientadores das ações dos jogadores e equipa ao longo das fases e momentos do jogo: defesa, ataque e transições.
4 - Conhecer e identificar os problemas táticos de jogo e as ações tático-técnicas com e sem bola emergentes.
5 - Descrever e caraterizar as dinâmicas organizacionais das equipas suportadas pela atribuição de missões táticas individuais especializadas.
6 - Compreender e dominar os modelos básicos de atuação no processo de treino que decorrem do quadro de caraterísticas e constrangimentos típicos do jogo de futebol no que se reporta ao conteúdo, aos princípios orientadores e às respetivas regras de ação.
Conteúdos / Programa:
1 - Aspetos históricos e regulamentares do jogo de Futebol
2 - Organizações, leis e regulamentos do futebol
3 - A organização do jogo: abordagem dinâmica na ação tático-técnica
3.1 - A evolução do jogo e do jogador de Futebol
4 - Fases e momentos do jogo de futebol
5 - Princípios de jogo ofensivo e defensivo: o conceito de unidade estrutural funcional
6 - Caraterização dos comportamentos tático-técnicos no jogo de futebol em função dos seguintes problemas táticos: (1) ofensivos: manter a posse de bola; progredir e atacar a baliza; criar espaço no ataque, e usar o espaço no ataque; e (2) defensivos: defender o espaço; defender a baliza e ganhar a posse de bola
7 - Esquemas táticos ofensivos e defensivos
8 - Métodos e estilos de jogo ofensivos e defensivos
8.1 - Estruturas Funcionais (?sistemas?) de jogo
9 - Objetivos, conteúdos e metodologia do treino tático-técnico
9.1 - Constrangimentos estruturais e funcionais das situações de aprendizagem ao jogo
Bibliografia / Fontes de Informação:
Bayer, C , 1994 , O ensino dos desportos colectivos , Lisboa: DINALIVRO
Bota, I., & Colibaba-Evulet, D , 2001 , Jogos Desportivos Colectivos- Teoria e Metodologia , Lisboa: Instituto Piaget
Fonseca, H & Garganta, J. , 2006 , Futebol de rua: um Beco com Saída. Do jogo espontâneo à prática deliberada , Edição-Visão e contextos
Castelo, J. , 1996 , Futebol ? A Organização do Jogo , Edição de Autor. Lisboa
Garganta, J.; Pinto, J. , 1994 , O ensino do Futebol , CEJD/FCDEF-UP.
Mitchel, S.., Oslin, L.J & Griffin, LL , 2013 , Teaching sport concepts and skills. A tactical games approaches for ages 7to 18 , Human Kinetics
Garganta, J., Silva, P., , 2000 , O jogo de futebol: entre o caos e a regra , Revista Horizonte, XVI (91):
Tavares, F. , 2015 , Jogos Desportivos coletivos: ensinar a jogar 2ªedição , FADEUP
Garganta, J., , 2001 , A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo , Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
Garganta, J. , 2006 , Ideias e competências para ?pilotar? o jogo de Futebol , Pedagogia do Desporto
Federação Portuguesa de Futebol , 2018 , Leis do jogo (2017-2018) , 1. Federação Portuguesa de Futebol
Araújo D. , 2004 , O Contexto da Decisão. A Acão Tática no Desporto , Visão e contextos
Gréhaigne, J.F. , 1992 , L´Organisation du jeu en football , Editions Actio. Joinville-le-Pont
Queiroz, C. , 1983 , Para uma teoria do Ensino/Treino do Futebol , Ludens, 8:1 (4ª série)
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
1. Exposição da informação dos conteúdos com possibilidade de intervenção e esclarecimento de dúvidas. 2. Desenvolvimento de leituras suplementares sobre os conteúdos como forma de aprofundamento do conhecimento. 3. Avaliação de conhecimentos através 1 teste (50%), sendo exigido a nota mínima de 9,5 valores para ter aproveitamento, podendo ir a avaliação de recurso. 4. Participação ativa dos alunos nas aulas (10% da nota final), avaliada através de fichas de trabalho, por isso, é exigida a presença mínima de 75% das aulas. 5. Realização de um trabalho de grupo (40%) sobre um tema do programa que envolve pesquisa e estruturação do conhecimento, observação, recolha, interpretação de dados e reflexão crítica. Neste são incentivadas e treinadas as competências de trabalho e cooperação entre os colegas, a comunicação oral e a produção de relatório escrito.