Disciplina: Estudos Práticos II - Andebol

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar a natureza das diversas perspetivas e correspondentes paradigmas relativos à conceptualização e sistematização dos Jogos Desportivos Colectivos (JDC).
2 - Conceptualizar e sistematizar o JDC Andebol;
3 - Vivenciar situações - ecologicamente significativas - do jogo de Andebol e das respetivas interações estruturo-funcionais, de forma a atingir um mínimo de competência (prático-teórica) referenciada à motricidade específica desse JDC;
4 - Perceber e identificar (saber Observar) toda a dinâmica do Jogo Desportivo Coletivo, em particular do Andebol, e das estruturas de duelo nele existente;
5 - Conhecer o essencial da história, evolução e perspetivas de desenvolvimento do Andebol, perseguindo a aquisição de uma visão prospetiva e pró-ativa desta modalidade;
7 - Criar hábitos de estudo e conhecimento sobre como observar a modalidade abordada.

Conteúdos / Programa:

1 - Os Jogos Desportivos Coletivos: Natureza e classificação dos JDC
1.1 - Os JDC de cooperação-oposição, de espaço comum e participação simultânea
2 - História do Andebo
3 - 3. Terminologia, simbologia e sinalética do Andebol
4 - Análise do jogo de Andebol
4.1 - Características essenciais do jogo de Andebol
4.2 - Estrutura formal - as regras de jogo
4.3 - Análise da estrutura complexa do jogo
5 - O jogo no Ataque
5.1 - Ações técnico-táticas individuais
5.2 - Ações Táticas de grupo
5.3 - Métodos de jogo no Ataque
5.4 - Sistemas de jogo no ataque: 3:3, 2:4 e 3:3-2:4
6 - O jogo na Defesa
6.1 - Acções técnico-tácticas individuais
6.2 - Ações Tácticas de grupo
6.3 - Métodos de jogo na Defesa:
6.4 - Sistemas de Jogo na Defesa: 6:0, 5:1, 3:2:1, 4:2, 3:3, 5+1, 4+2
7 - O guarda-Redes
7.1 - Análise do posto específico
7.2 - A parada da bola
7.3 - A tática individual do guarda-redes
7.4 - A tática de grupo: formas de colaboração guarda-redes/ jogadores de campo na defesa da baliza
8 - História e desenvolvimento do andebol de praia
8.1 - As regras

Bibliografia / Fontes de Informação:

Prudente, J., Cardoso, A., Lopes, H. & Fernando, C. , 2013 , Another Team Timeout in Handball. What?s the Difference Comparing Winners and Losers Teams? , 18th Annual Congress of the European College of Sport Science (ECSS) - Unifying Sport Science
Bayer, C , 1994 , O ensino dos desportos colectivos , Lisboa: DINALIVRO
Bota, I., & Colibaba-Evulet, D , 2001 , Jogos Desportivos Colectivos- Teoria e Metodologia , Lisboa: Instituto Piaget
França,J , 1986 , Subsídios para a História do Andebol em Portugal , DGD. Lisboa
Garcia, J. , 1990 , Balonmano:Fundamentos y etapas de aprendizage , Editorial Gymnos. Madrid
Gonçalves,J. , 2003 , História do Andebol em Portugal , Colecção Sport. CTT Correios de Portugal
Oliveira, F. , 1995 , Ensinar o Andebol , Campo das Letras. Porto
Sousa, D.; Prudente,J.; Sequeira, P. , 2013 , Analysis of 2 vs 2 in organized attack in Handball in a situation of numericalequality 6 vs 6 in 2011 World Womens Championship. , 2nd EHF Scientific Conference- Women and Handball. Scientific and Practical Approaches. Viena
Thiel, A. ; Hecker,S. , 1993 , ). Le gardien de but. , Éditions Vigot. Paris
Zeier, U. , 1987 , O guarda-redes de Andebol , Cadernos Setemetros nº3
Czerwinski,J , 1993 , El Balonmano. Técnica, Táctica y entrenamiento , INDE
Garcia,J. , 1994 , Balonmano: metodología y alto rendimento , PAIDOTRIBO
Latiskevits, L.A. , 1991 , Balonmano. Deporte e entrenamiento , PAIDOTRIBO
Prudente, J. , 2013 , Andebol , FADE-UPorto
Prudente, J; Anguera, T.; Garganta, J. , 2006 , Análise da Performance Táctico-Técnica no Andebol com recurso à análise sequencial. Um estudo de indicadores Táctico-Técnicos em sequências ofensivas no Andebol de alto nível mundial. ,
Garcia, J. , 1997 , Balonmano. Táctica grupal ofensiva. Concepto, estrutura y metodología , Editorial Gymnos
Garcia, J. , 2002 , Balonmano. Táctica Grupal Defensiva. Concepto,estructura y metodología , Grupo Editorial Universitário.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em sessões teórico-práticas e prática laboratoriais, com possibilidade de intervenção e esclarecimento de dúvidas aos alunos. É incentivada a participação ativa do aluno, quer através de leituras suplementares e apresentações de sínteses, quer através da intervenção oportuna e pertinente nas aulas, quer ainda através da realização de observações e de relatórios de aulas (10%). Na avaliação das aprendizagens dos alunos são ainda considerados mais três elementos: um teste de avaliação de conhecimentos (40%); avaliação da capacidade de observação e gestão, que inclui um teste um trabalho de grupo, observações e respetivos relatórios (25%) e ainda uma prova prática (25%)

Regente da Disciplina:

Duarte Filipe Jesus Sousa