Disciplina: Educação Para a Saúde
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
43 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Identificar as medidas promotoras da literacia para a saúde da comunidade educativa: a educação para a saúde.
2 - Caraterizar as necessidades de saúde da criança em idade escolar com base nos fatores subjacentes à saúde, a nível individual e coletivo.
3 - Caraterizar as medidas de intervenção imediata face a acidente ou a doença súbita ou: o suporte básico de vida e primeiros socorros.
Conteúdos / Programa:
0 - A interligação da saúde aos contextos de desenvolvimento e educativos.
1 - Os conceitos inerentes à Saúde.
1.1 - Evolução do conceito de Saúde.
1.2 - Promoção da saúde.
1.3 - Prevenção da doença.
1.4 - Educação para Saúde.
1.5 - Literacia em Saúde.
2 - A saúde ao longo do ciclo de vital.
2.1 - Necessidades Humanas e sua satisfação.
2.2 - Os processos de saúde-doença.
2.3 - Alterações funcionais do organismo: Criança; Jovem; Adulto; Idoso.
2.4 - Saúde Mental e prevenção das perturbações mentais.
2.4.1 - Prevenção da Violência.
3 - Os Determinantes da Saúde.
3.1 - Genética; Ambiente; Estilos de Vida e Serviços de Saúde.
3.2 - As Desigualdades em Saúde.
3.3 - A Promoção da Saúde; Prevenção da doença e qualidade de vida.
3.4 - Educação Alimentar: Alimentação saudável e distúrbios alimentares.
3.5 - Atividade física e comportamento sedentário.
4 - Planeamento em Promoção da Saúde.
4.1 - Modelos de planeamento em Promoção da Saúde.
4.2 - Políticas de Promoção da Saúde.
4.3 - Plano Nacional de Saúde.
5 - A educação e a Saúde.
5.1 - A escola promotora de Saúde.
5.2 - Programa de promoção da Literacia em Saúde.
5.3 - Estratégias de comunicação em Saúde.
5.4 - Empowerment da comunidade para a Promoção da Saúde. capacitação de indivíduos; de Grupos e Comunidades.
6 - Princípios de Socorrismo.
6.1 - O Sistema Integrado de Emergência Médica.
6.2 - Primeiros Socorros.
6.3 - Emergências de Trauma: Tecidos Moles; Fraturas; TVM ? Trauma Vertebro Medular; TCE - Trauma Crânio Encefálico.
6.4 - Emergências Médicas: Acidente Vascular Cerebral; Enfarte Agudo do Miocárdio; Diabetes; Convulsões.
6.5 - Suporte Básico de Vida.
6.5.1 - Algoritmo SBV Adulto.
6.5.2 - Algoritmo SBV Pediátrico.
6.5.3 - Posição Lateral de Segurança.
6.5.4 - Desobstrução da Via Aérea.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Direção-Geral da Saúde , 2013 , Norma 10/2013: Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil , DGS
Ordem dos Enfermeiros , 2010 , Guias orientadores de boa prática em enfermagem de saúde infantil e pediátrica , Ordem dos Enfermeiros
Brazelton T. B.; Sparrow, J. , s/d , O Modelo de Desenvolvimento Touchpoint , Brazelton Touchpoints Center, Children?s Hospital.
Gonçalves, M. J. , 2008 , Tratado de clínica pediátrica - Desenvolvimento , Abott
Hockenberry, M. J. , 2014 , Wong enfermagem da criança e do adolescente - Comunicação e avaliação inicial da criança , Lusociência
Lopes, M. L. & Pina, R. , 2008 , Tratado de clínica pediátrica - Crescimento , Abott
Meggit, C. , 2006 , Child development: an illustrated guide: birth to 16 years , Heineman
Vale, M. C. , 2008 , Tratado de clínica pediátrica -Comportamento e temperamento , Abott
Villa Elizaga, I. , 2008 , Tratado de clínica pediátrica - Alimentação após o primeiro ano de vida incluindo as idades pré-escolar, escolar e adolescência, , Abott
Mendes, F. , 2014 , Nutrição Geral: a nova pirâmide dos alimentos ,
Gregório, M.J.; Santos, M.C.T.; Ferreira, Sara; Graça, P. , 2006 , Alimentação inteligente: coma melhor, poupe mais , Direção-Geral da Saúde
Baptista, M.I.M , 2006 , Educação alimentar em meio escolar: referencial para uma oferta alimentar saudável , Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular
Associação Portuguesa de Nutricionistas , 2013 , Alimentação em idade escolar. Guia prático para educadores. , Direção-Geral do Consumidor
Ladeiras, Lima & Lopes, , 2012 , Bufetes escolares , Direção-Geral da Educação
Direcção-Geral de Saúde , 2016 , Norma 016/2016. Novo programa nacional de vacinação 2017. , Direcção-Geral de Saúde
Direcção-Geral de Saúde , 2015 , Programa Nacional de Saúde Escolar 2015 , Direcção-Geral de Saúde
Associação para a Promoção da Segurança Infantil: Alto Comissariado da Saúde; Direção-Geral da Saúde , 2011 , Plano de ação para a segurança infantil 2012 - 2016: conhecer os riscos, criar ambientes seguros, minimizar os acidentes. , Ministério da Saúde
Alegria, A.; Estrada, J.& Vale, M. C , 2008 , Tratado de clínica pediátrica - Desenvolvimento e intervenção , Abott
Loureiro, I. & Miranda, N. , 2019 , Promover a saúde Dos fundamentos à ação. 3.ª ed. , Edições Almedina
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular desenvolve-se através de sessões letivas teórico/práticas recorrendo ao método expositivo-participativo e demonstrativo onde, para além da exposição da temática previamente trabalhada, serão realizados trabalhos de grupo de modo a promover a participação e reflexão do grupo. O modelo de avaliação será o B, englobando dois elementos (frequência e trabalho) com o peso de 50% cada um. A nota mínima, em cada um dos elementos de avaliação, é de 9,5 valores, podendo qualquer deles ser recuperado em recurso.