Disciplina: Didática Específica do Estudo do Meio
Área Científica:
Didáticas Específicas
HORAS CONTACTO:
43 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Reconhecer a importância da literacia científica como fator diferenciador de uma sociedade informada;
2 - Conhecer princípios da didática, relacionando-os com as OCEP e os Currículos do 1º e 2º CEB;
3 - Mobilizar saberes das ciências naturais e sociais para criar propostas didáticas, a serem executadas em diferentes contextos educativos;
4 - Refletir sobre os aspetos organizativos na realização de atividades experimentais;
5 - Entender o conhecimento científico como dinâmico a partir da reflexão sobre a História da Ciência;
6 - Identificar relações Ciência-Tecnologia e Sociedade nas vivências quotidianas, desenvolvendo atitude crítica face à diversidade de informações;
7 - Desenvolver a capacidade de trabalho colaborativo na planificação e execução de projetos comuns;
8 - Mobilizar diferentes saberes (culturais, científicos e tecnológicos), na resolução de problemas;
9 - Assumir atitudes e valores para uma participação cívica, solidária e crítica.
Conteúdos / Programa:
1 - Fundamentos da didática do Estudo do Meio
2 - Ensino e aprendizagem do Estudo do Meio
2.1 - Perspetiva sócio construtivista e desenvolvimento cognitivo
2.2 - Estudo do Meio Social
2.2.1 - Papel dos estudos sociais na formação de valores e na compreensão da sociedade contemporânea;
2.2.2 - Passado local e estratégias de ensino-aprendizagem: heráldica, escultura, toponímia e património;
2.3 - Estudo do Meio Natural
2.3.1 - Trabalho científico na Educação Básica
2.3.2 - Orientações Ciência-Tecnologia-Sociedade
2.4 - Contextos de ensino do Estudo do Meio
2.4.1 - Ambientais formais
2.4.1.1 - Pré-Escolar-Área do conhecimento do mundo e área de formação pessoal e social
2.4.1.2 - 1º CEB - Estudo do Meio
2.4.2 - Ambientais informais
2.4.2.1 - Entendimento público da Ciência
2.4.2.2 - História da Ciência e desenvolvimento da Sociedade e da Tecnologia
Bibliografia / Fontes de Informação:
Bessa, P. , 2003 , Rumos da Cidadania Patrimonial: a Localidade na História: do Século XV ao Século XIX , Porto: ASA
Cooper, H. , 2002 , Didáctica de la Historia en la Educación Infantil y Primaria , Madrid: Morata
García Blanco, A. , 1994 , Didáctica del Museo: el Descubrimiento de los Objetos , Ed. De la Torre
Monteiro, A. M. et al. Org.) , 2997 , Ensino de História: Sujeitos, Saberes e Práticas , Mauad X, FAPERJ
Telmo, I. C. , 1989 , O Património e a Escola: do Passado ao Futuro , Texto Editora
Cachapuz, A., Praia, J. & Jorge, M. , 2002 , Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências , Ministério da Educação
Varela, P. & Sá, J. , 2004 , Crianças Aprendem a Pensar Ciências - Uma Abordagem Interdisciplinar , Porto Editora
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas terão uma metodologia Teórico-Prática expondo-se os conteúdos teóricos da UC sempre de forma aberta à intervenção dos alunos e ainda discutidos e analisados documentos diversos relacionados com as temáticas dos conteúdos abordados. Mobilizar-se-ão conhecimentos do Estudo Meio Social e Físico-Natural, aprendidos em semestres anteriores, promovendo-se a articulação de conhecimentos para o debate de problemas do quotidiano e a análise integrada de documentos (artigos de jornal, documentários, legislação). Serão planificadas atividades laboratoriais e discutidas controvérsias científicas. A avaliação será contínua, e essencialmente formativa. Para a avaliação sumativa cada componente tem um peso de 50% na classificação final. Cada componente desta UC (Meio Social e Meio Físico-Natural) terá as seguintes ponderações relativamente a cada exigência: 1 mini-teste, valendo 20%; e 1 trabalho, valendo 30% (20% no aspeto formal escrito e 10% para a apresentação oral do trabalho).