Disciplina: Estudo do Meio V

Área Científica:

Estudo do Meio

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Desenvolver a capacidade de investigar e organizar o saber sobre as ciências naturais, de forma sistematizada;
2 - Compreender o caráter interdisciplinar do ensino experimental das ciências;
3 - Conhecer conceitos e teorias das ciências naturais, e a forma como se manifestam na vida quotidiana;
4 - Compreender a inter-relação das ciências biológicas com a sociedade e a tecnologia, na explicação dos fenómenos naturais;
5 - Treinar a análise de problemas, riscos, custos e benefícios das soluções alternativas;
6 - Compreender as responsabilidades legais e éticas para o bem-estar dos alunos, para o tratamento dos animais, bem como para a manutenção e descarte de materiais;
7 - Desenvolver a curiosidade científica;
8 - Treinar o pensamento crítico, recorrendo a várias fontes de informação para a explicação dos fenómenos do meio envolvente;
9 - Realizar atividades práticas que mobilizem saberes das Ciências Biológicas, adequando-as ao nível cognitivo dos alunos e às OCEPE e aos programas do 1º e 2º CEB.

Conteúdos / Programa:

1 - Níveis de organização biológica
1.1 - Organização molecular;
1.2 - A célula: unidade básica da vida;
2 - Diversidade nos ecossistemas
2.1 - Biodiversidade- sustentabilidade e resiliência dos ecossistemas;
2.2 - Caraterização dos principais reinos de seres vivos:
2.2.1 - Monera, Fungi e Protistas - caraterização geral, ecossistemas e biotecnologia;
2.2.2 - Plantae e Animalia - evolução, diversidade, anatomia e fisiologia geral;
3 - Genética e hereditariedade
3.1 - Principais moléculas químicas;
3.2 - Transmissão de caracteres e evolução das espécies;
3.3 - Doenças genéticas e ambiente;
4 - Principais processos de obtenção de energia
4.1 - A fotossíntese- caraterização, fixação de CO2 e produção de O2;
4.2 - A fermentação- princípios e importância na biotecnologia;
4.3 - A respiração celular - a importância do oxigénio para a vida;
5 - Ecologia e dinâmica das populações
5.1 - Fluxos de energia e ciclos de matéria;
5.2 - Níveis tróficos e gestão sustentável dos recursos;
5.3 - O Homem como agente ecológico.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Amabis, J. M., Martho, G. R. , 2004 , Biologia das populações , São Paulo: Editora Moderna
Begon M., Towsend, C. R. & Harper, J. L. , 2006 , Ecology: from individuals to ecosystems , Malden: Blackwell.
Campbell, N. A. & Reece. J. B. , 2004 , Biology , Menlo Park: Benjamin/Cummings.
Hickman, C. P., Roberts, L. S. & Larson, A. , 2004 , Integrated Principles of Zoology , New York City: Mc Graw-Hill.
Jones, K. C. & Gaudin, A. J. , 2000 , Introdução à Biologia , Lisboa: Fundação Gulbenkian
Odum, E. , 1997 , Fundamentos de Ecologia , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Raven, P. H., Evert, R. F. & Eichhorn, S. E. , 2005 , Biology of plants , New York: W. H. Freeman
Sacarrão, G. F. , 1991 , Ecologia e biologia do ambiente , Mem-Martins: Publicações Europa-América
Silva, L., Ojeda Land, E., Rodrígues Luengo, J. L. , 2008 , Flora e Fauna Terrestre Invasoras na Macaronésia, Açores, Madeira e Canarias , Ponta Delgada: ARENA
Wilson, E. O. , 1984 , A Diversidade da Vida. Ciência Aberta , Lisboa: Gradiva

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas serão desenvolvidas com a explanação dos conteúdos teóricos e atividades práticas. Esta conjugação de metodologias permitirá ao estudante obter o enquadramento teórico necessário à execução das atividades práticas. De entre as atividades práticas refira-se o trabalho de campo, atividades laboratoriais e experimentais e análise de documentos, potenciando a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. Serão desenvolvidos momentos de apresentação e de debate de ideias onde as atividades de role playing desempenharão um papel importante para a análise de situações sociais e desenvolvimento de ética pessoal e profissional. As temáticas serão abordadas em interação, valorizando a análise global dos assuntos em estudo concordantes com as orientações CTS. A avaliação consistirá em 2 provas individuais escritas: componente teórica: 50%; 1 caderno de laboratório com as atividades realizadas: 25%; entrega e apresentação oral do trabalho de investigação feito em grupo: 25%.