Disciplina: Tecnologia e Inovação na Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer a premência e a importância da incorporação das TIC na escola e o papel que a sua exploração pode desempenhar na inovação em educação;
2 - Avaliar o potencial do software para a criação do(s) contexto(s) da aprendizagem;
3 - Utilizar ferramentas informáticas de forma inovadora (como suporte da criação de contextos de aprendizagem "novos");
4 - Aprofundar a importância do construtivismo/construcionismo como fundamento de um projeto de intervenção pedagógica;
5 - Aprofundar o papel do meio social e da interação na aquisição, construção e partilha do conhecimento;
6 - Compreender a importância da aprendizagem colaborativa e o papel que as TIC podem desempenhar na criação de contextos que a proporcionem ou facilitem;
7 - Conceber as turmas como comunidades de aprendizagem em que os aprendizes são os protagonistas;
8 - Conceber a função do professor como organizador dos contextos da aprendizagem, dinamizador da atividade e agente metacognitivo.

Conteúdos / Programa:

1 - O paradigma fabril: caraterização e causas do seu "envelhecimento";
2 - Inovação: buscando um novo paradigma para a escola;
3 - Elementos que podem suportar a construção de um novo paradigma: o a tecnologia o o construtivismo/construcionismo (de Piaget a Papert); o a teoria histórico-cultural de Vygotsky; o sistemas de aprendizagem colaborativa (síncrona e assíncrona);
4 - A incorporação de tecnologia como fator de inovação (na medida que essa incorporação pode suportar novos contextos escolares baseados no construtivismo/construcionismo e na teoria histórico-cultural, e potenciar mecanismos de aprendizagem colaborativa);
5 - A eficácia da tecnologia na educação: um olhar sobre a investigação;
6 - As diferentes maneiras de imaginar a utilização os computadores na educação: do ensino-assistido-por-computador à aprendizagem colaborativa;
7 - A linguagem Logo/Scratch;
8 - O Logo/Scratch no início da escolaridade e a sua relação com a educação psicomotora;
9 - O software como elemento do contexto da aprendizagem;
10 - Pressupostos da avaliação de software (educativo);
11 - O potencial de exploração educativa do software de uso comum generalizado: programas de tratamento de texto, de imagem, de apresentação multimédia, de navegação na Internet de correio electrónico;
12 - E-learning versus e-teaching.
13 - Tarefas de índole prática: o Utilizar de motores de busca para a localização de recursos (textos, imagens, sons, vídeos, programas); o Programar em Scratch; o Elaborar artefatos multimédia.

Bibliografia / Fontes de Informação:

C. Fino , 2001 , Um novo paradigma (para a escola) precisa-se , FORUMA
Carlos Fino , 2001 , Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas , Revista Portuguesa de educação
FINO, C. N. & SOUSA, J. M. , 2005 , As TIC redesenhando as fronteiras do currículo , Educação & Cultura Contemporânea
Jonassen, D. , 2007 , Computadores, Ferramentas Cognitivas , Porto: Porto Editora
Papert S. , 1997 , A família em rede , Lisboa: Relógio d?Água, Editores
Fino, C. N. , 2000 , Novas tecnologias, cognição e cultura: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico , Lisboa: Faculdade de Ciências da Univ de Lisboa
Papert S. , 1980 , Mindstorms - Children, Computers and Powerful Ideas , New York: Basic Books, Inc..
Prensky, M. , 2012 , From Digital Natives to Digital Wisdom , Thousand Oaks California: A SAGE Company
Toffler, A. , 2001 , O choque do futuro. , Lisboa: Livros do Brasil
Turkle, S. , 1989 , O Segundo Eu - Os computadores e o espírito humano , Lisboa: Editorial Presença.
Kuhn, T. , 1970 , A Estrutura das Revoluções Científicas , S. Paulo: Editorial Perspectiva
Correia, F. , 2011 , Internet-sala de estudo virtual , Universidade da Madeira

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Na componente teórico-prática os alunos irão desenvolver atividades de pesquisa, de construção, de reflexão e de partilha de conhecimentos em pequeno/grande grupo. Como elementos de avaliação temos:1. Individualmente o Trabalho escrito individual - frequência o Apresentação oral 2. Em grupo o elaboração de um artefato multimédia. 3. A responsabilidade pela avaliação será partilhada, segundo critérios a negociar, entre o docente da disciplina e os estudantes, sendo estes convidados ao exercício da autoavaliação, e da heteroavaliação no que se refere aos trabalhos desenvolvidos em grupo. 4. Assim, a aprovação na disciplina corresponde á média aritmética de 3 notas parciais: Assiduidade - 10%; Trabalho de grupo- 40%; Frequência- 50%.