Disciplina: Iniciação à Prática Profissional V

Área Científica:

Iniciação à Prática Profissional

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Os estudantes deverão ser confrontados, através de contactos com escolas do 2º Ciclo do Ensino Básico em aulas das disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais de forma a:

  • Contextualizar as problemáticas do sistema educativo; 
  • Conhecer as Aprendizagens Essenciais das disciplinas, o Perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, e a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania;
  • Operacionalizar o Perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania e as Aprendizagens Essenciais das disciplinas onde ocorrerão as práticas de observação em contexto de sala de aula no que diz respeito aos 5º e 6º anos de escolaridade;
  • Planificar a ação pedagógica como fator determinante no processo de ensino/aprendizagem.
  • Ser capaz de caracterizar as comunidades e contextos institucionais onde se irá desenvolver a sua atividade profissional;
  • Refletir sobre as observações e as práticas realizadas.

Conteúdos / Programa:

Os objetivos referidos desenvolvem-se centrados no seguinte conteúdo integrador: Ações docentes em articulação com os seus contextos, observados, analisados ou concretizados pelos estudantes.
?    A planificação;
?    Perfil de competências dos professores do ensino básico;
?    Valor da atividade educativa;
?    Olhar sobre o aluno;
?    Sentido do ensino/sentido do estudo;
?    Avaliação das aprendizagens;
?    Gestão da aprendizagem: mediações didáticas;
?    Dimensões do trabalho na sala de aula;
?    Prática de observação em escolas do 2º ciclo do ensino básico em turmas dos 5º e 6º anos de escolaridade;
?    Reflexão sobre as práticas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Métodos e Critérios de Avaliação:

A aprovação na disciplina corresponde à média aritmética de 3 notas parciais:

  • Assiduidade ? 10%
  • Construção de uma planificação e outros trabalhos práticos em sala de aula ? 40%
  • Relatório da prática pedagógica ? 50%

 A responsabilidade pela avaliação será partilhada, segundo critérios a negociar, entre o docente da disciplina e os estudantes, sendo estes convidados ao exercício da autoavaliação, e da heteroavaliação no que se refere aos trabalhos desenvolvidos em grupo.