Disciplina: Iniciação à Prática Profissional V
Área Científica:
Iniciação à Prática Profissional
HORAS CONTACTO:
43 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Os estudantes deverão ser confrontados, através de contactos com escolas do 2º Ciclo do Ensino Básico em aulas das disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais de forma a:
- Contextualizar as problemáticas do sistema educativo;
- Conhecer as Aprendizagens Essenciais das disciplinas, o Perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, e a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania;
- Operacionalizar o Perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania e as Aprendizagens Essenciais das disciplinas onde ocorrerão as práticas de observação em contexto de sala de aula no que diz respeito aos 5º e 6º anos de escolaridade;
- Planificar a ação pedagógica como fator determinante no processo de ensino/aprendizagem.
- Ser capaz de caracterizar as comunidades e contextos institucionais onde se irá desenvolver a sua atividade profissional;
- Refletir sobre as observações e as práticas realizadas.
Conteúdos / Programa:
Os objetivos referidos desenvolvem-se centrados no seguinte conteúdo integrador: Ações docentes em articulação com os seus contextos, observados, analisados ou concretizados pelos estudantes.
? A planificação;
? Perfil de competências dos professores do ensino básico;
? Valor da atividade educativa;
? Olhar sobre o aluno;
? Sentido do ensino/sentido do estudo;
? Avaliação das aprendizagens;
? Gestão da aprendizagem: mediações didáticas;
? Dimensões do trabalho na sala de aula;
? Prática de observação em escolas do 2º ciclo do ensino básico em turmas dos 5º e 6º anos de escolaridade;
? Reflexão sobre as práticas.
Bibliografia / Fontes de Informação:
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Métodos e Critérios de Avaliação:
A aprovação na disciplina corresponde à média aritmética de 3 notas parciais:
- Assiduidade ? 10%
- Construção de uma planificação e outros trabalhos práticos em sala de aula ? 40%
- Relatório da prática pedagógica ? 50%
A responsabilidade pela avaliação será partilhada, segundo critérios a negociar, entre o docente da disciplina e os estudantes, sendo estes convidados ao exercício da autoavaliação, e da heteroavaliação no que se refere aos trabalhos desenvolvidos em grupo.