Disciplina: Didática Específica do Português
Área Científica:
Didáticas Específicas
HORAS CONTACTO:
43 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 Promover a consciência linguística;
2 Construir atividades sustentadas para a compreensão e produção da oralidade;
3 Conhecer a importância da leitura para o processo de escrita;
4 Identificar as competências necessárias ao processo de compreensão leitora;
5 Compreender a importância da leitura e da escrita para o desenvolvimento social e coletivo;
6 Dominar os modelos conceptuais que fornecem a fundamentação básica necessária à aprendizagem e ao desenvolvimento da escrita;
7 Promover ambientes de escrita;
8 Adequar a escolha do corpus textual, em função do nível etário e do nível de escolaridade;
9 Compreender o progressivo domínio do funcionamento da língua, na oralidade e na escrita, através da capacidade de reflexão relativa às suas regularidades;
10 Valorizar os conhecimentos gramaticais para aperfeiçoar as capacidades de interpretar e produzir enunciados orais e escritos.
Conteúdos / Programa:
Bibliografia / Fontes de Informação:
Barbeiro, L. & Pereira, L. A. (2007). O ensino da Escrita: a dimensão textual. Lisboa: ME/DGIDC.
Duarte, I. (1997). Algumas boas razões para ensinar gramática. Porto: Areal.
Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: ME/DGIDC.
Ferrão Tavares, C. (2007). Didáctica do Português: Língua materna e não materna. Porto Editora.
Freitas, M. J., Alves, D. & Costa, T. (2008). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica. Lisboa: ME/DGIDC.
Jolibert, J. (1994). Formando Crianças Leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Pereira, M. L. A. (2000). Escrever em Português: Didácticas e Práticas. Porto: ASA.
Sim-Sim, I., Silva, A.C., Nunes, C. (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância. Lisboa: ME/DGIDC.
Sim-Sim, I., Duarte, C., Micaelo, M. (2007). O Ensino da Leitura: A Compreensão de textos. Lisboa: ME/DGIDC.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação: As aulas teórico-práticas servirão para a exposição oral por parte da docente e dos estudantes, tendo por base a apresentação e reflexão sobre textos selecionados para a criação do quadro conceptual que oriente e fundamente a elaboração de atividades e recursos pedagógicos. As sessões práticas terão um caráter laboratorial com base em metodologias ativas, assentes em estratégias e recursos como a exposição, o debate, a análise de documentos, o trabalho individual e o trabalho de grupo para reflexão crítica sobre as temáticas abordadas. A ponderação das componentes de avaliação será a seguinte: 25% para a construção de um portefólio de atividades para a leitura e escrita, realizado em grupo; 25% para a planificação de uma atividade/aula, tendo por base um método específico de leitura e escrita, também realizada em grupo; 40% para um teste individual; e 10% para o empenhamento, assiduidade, pontualidade e responsabilidade.