Disciplina: Teoria e Desenvolvimento Curricular

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - 1. Perspetivar historicamente o currículo; 2. Identificar as definições situacionais do currículo; 3. Distinguir teorias tradicionais, críticas e pós-críticas do Currículo; 4. Analisar a construção social do currículo; 5 Compreender a conceção da pedagogia da diferença; 6. Problematizar o conceito de multiculturalismo e de currículo 7. Conhecer o papel da política educativa na determinação dum currículo; 8. Desenvolver atitudes de análise crítica face ao currículo e ao ato educativo.
2 - 1. O aluno deverá ser capaz de relacionar as visões tradicionais do currículo com as teorias críticas e pós-críticas, enquadrando-as historicamente. 2. O aluno deverá definir as diversas conceções de currículo atendendo à situação formal de conceção do currículo percebendo assim que a pedagogia da diferença visa a aquisição de competências pessoais e intrapessoais num mundo global. 3. O aluno deverá ser capaz de relacionar os níveis e contextos de decisão curricular, com o desenvolvimento curricular.

Conteúdos / Programa:

1 - Perspectiva histórica do Currículo
2 - A perspetiva de Taylor
3 - Definições situacionais do Currículo
4 - A visão de Michael Apple e Ivor Goodson
5 - A Pedagogia da Diferença de Tomaz Tadeu da Silva
6 - Problematização do conceito de Currículo
7 - Currículo como saber, poder e identidade
8 - Identidade e alteridade
9 - Pedagogia da diferença
10 - Teorias curriculares
11 - Educação e currículo
12 - Contextos e níveis de decisão curricular
13 - A organização curricular portuguesa

Bibliografia / Fontes de Informação:

Goodson, I. F , 2001 , O currículo em mudança. Estudos na construção social , Porto Editora
Pacheco, J. A. , 2005 , Estudos curriculares. Para a compreensão crítica da educação. , Porto Editora
Silva, T. T. , 2000 , Teorias Do Currículo- Uma Introdução Crítica , Porto Editora
Silva, T. T. (Org.). , 2000 , Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais , Editora Vozes
APPLE, M. , 2001 , Educação e poder , Porto Editora
GOODSON, I. F. , 1997 , A construção social do currículo , Educa
APPLE, M. , 1999 , Ideologia e currículo , Porto: Porto Editora
FERNANDES, P. , 2011 , O Currículo do Ensino Básico em Portugal: políticas, perspetivas e desafios , Porto: Porto Editora
Dewey, J. , 2002 , A escola e a sociedade. A criança e o currículo. , Relógio D'Água
Gaspar, M. I. e Roldão, do C. R. , 2007 , Elementos do desenvolvimento curricular. , Universidade Aberta
Pacheco, J. A. (Org.) , 2008 , Organização Curricular Portuguesa. , Porto Editora
Kelly, A. V. , 1981 , O currículo: teoria e prática. , Harbra
Pacheco, J. A. (2001). , 2001 , Currículo: Teoria e Práxis. , Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de avaliação inclui a realização de: 1. Trabalho de Grupo 1 - 25% 2. Trabalho de Grupo 2 - 35% 3. Frequência - 40%, considerando o Regulamento de Aprendizagem dos Estudantes da Universidade da Madeira.