Disciplina: Iniciação à Prática Profissional IV

Área Científica:

Iniciação à Prática Profissional

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Analisar as características específicas do perfil do desempenho profissional do 1ºCEB.
2 - Conhecer os programas referentes ao 3º e 4º anos de escolaridade.
3 - Reconhecer pressupostos da organização e gestão da sala de aula: propriedades e características.
4 - Identificar práticas de qualidade nas intervenções pedagógicas.
5 - Promover a capacidade da relação pedagógica com a comunidade educativa.
6 - Desenvolver competências de observação, planeamento da intervenção pedagógica e de avaliação.
7 - Analisar práticas pedagógicas, conhecimentos científicos e pedagógicos atualizados.
8 - Explorar dispositivos de avaliação das aprendizagens dos alunos.
9 - Desenvolver competências de reflexão sobre a prática profissional e outros aspetos relacionados com a Educação.
10 - Consciencializar para a importância da cultura colaborativa no trabalho docente.
11 - Utilizar o e-portefólio como instrumento pedagógico e de avaliação.
12 - Conhecer o suporte legal subjacente ao desempenho docente.

Conteúdos / Programa:

1 - Organização Curricular Metas curriculares e Programas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do 3.º e 4.º anos de escolaridade.
2 - Colaboração e Educação
2.1 - Exigências e Complexidades
2.2 - Colaboração docente e desenvolvimento pessoal e profissional
2.3 - Trabalho em equipa
2.4 - Investigação-ação colaborativa
3 - As dimensões da relação pedagógica na intervenção com a comunidade educativa
3.1 - Contributos da Perspetiva Ecológica do Desenvolvimento Humano para o Processo de Ensino Aprendizagem
4 - Organização e Gestão da sala de aula
4.1 - Ambientes de sala de aula: espaço físico e espaço relacional
4.2 - Estratégias de intervenção com alunos no âmbito da sala de aula
4.2.1 - Modelos pedagógicos
4.2.2 - Diferenciação pedagógica
4.2.3 - Aprendizagem cooperativa
4.2.4 - Dinâmicas de grupo
4.2.5 - Materiais educativos/pedagógicos - construção
5 - Avaliação
5.1 - Observação de contextos pedagógicos em turmas do 1.º CEB
5.2 - Avaliação das aprendizagens
5.2.1 - Modelos de avaliação
6 - Diário e registos: uma abordagem reflexiva da prática
7 - O portefólio como instrumento de aprendizagem e avaliação: definição; finalidades; objetivos; pressupostos, vantagens e desvantagens; construção/operacionalização; critérios de avaliação
8 - Suporte legal subjacente ao 1.º CEB e ao desempenho docente neste nível de ensino (legislação nacional e regional)
9 - Educação no século XXI: Perfil dos docentes e Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
9.1 - Projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Trindade, R.; Cosme, A. , 2010 , Educar e aprender na Escola. Questões, desafios e respostas pedagógicas. , Fundação Manuel Leão
Alarcão, I. (Org.) , 2008 , A educação das crianças dos 0 aos 12 anos. Relatório do Conselho Nacional de Educação , CNE
Alarcão, I. (Org.) , 2010 , Professores reflexivos em uma escola reflexiva , São Paulo: Cortez Editora.
Altet, M. , 2000 , Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas , Porto: Porto Editora
Amado, J. S. , 2001 , Interação pedagógica e indisciplina na aula , Edições ASA, Porto
Antunes, C. , 2007 , Professores e professauros ? Reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas , Brasil: Editora Vozes
Roldão, M. C. , 2009 , Estratégias de Ensino. O saber e o agir do professor , Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão
Perrenoud, P. , 2001 , Porquê construir competências a partir da escola? Desenvolvimento da autonomia e luta contra as desigualdades , Porto: Asa
Lopes, J.; Silva, H. S. , 2010 , O professor faz a diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos , Lisboa: Lidel - Edições Técnicas Lda.
J. formosinho , 2007 , O currículo uniforme pronto a vestir de tamanho único , Edições Pedago
G. Oliveira Martins et al. , 2017 , Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória , DGE
Afonso, C., Laranjeiro, M. A. & Sousa, J. , 2008 , Portefólio, uma ferramenta de apoio à reflexão continuada. , DGIDC

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
- Exposição verbal e clarificação de conceitos; - Leitura e análise de textos; - Reflexão sobre os conteúdos programáticos em grande e pequeno grupo ou a pares. - Planificação de observações; - Implementação/Intervenção educativa em escolas do 1.º ciclo; - Debates e comunicações de trabalhos em grupo; - Visionamento de vídeos e análise; - Construção de materiais pedagógicos mala pedagógica: (didáticos, iterativos); - Elaboração de um e-portefólio a pares ou em grupo. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Assiduidade, pontualidade, empenho e responsabilidade - 10%; Construção de uma mala pedagógica - 20% (15% produto; 5% apresentação); . Desempenho do estudante em contexto de 1º ciclo do ensino básico - 20%; . E-portefólio reflexivo sobre a intervenção prática - 50%.