Disciplina: Matemática IV
Área Científica:
Matemática
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Adquirir conhecimentos matemáticos necessários ao domínio e fundamentação das orientações curriculares para o ensino da Matemática no 1.º Ciclo.
2 - Estimular e desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo a assumir na sua prática profissional.
3 - Tomar consciência do papel da Matemática na cultura e a sua ligação às outras disciplinas.
4 - Desenvolver capacidades de observação, reflexão e comunicação, assim como hábitos de pesquisa, seleção e organização da informação.
5 - Reconhecer o papel formativo das atividades matemáticas no desenvolvimento do indivíduo, bem como a importância do uso do material didático.
6 - Valorizar o papel da Matemática nos vários setores da cultura e da vida social e, em particular, no desenvolvimento científico e tecnológico.
Conteúdos / Programa:
1 - Geometria Tridimensional
2 - Grandezas e Medidas. Regularidades
3 - Geometria Plana. Transformações Geométricas e Lugares Geométricos
4 - Tecnologias de Informação e Comunicação no estudo da Geometria.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Alsina, C., Fortuny, J. M.ª, Pérez, R. , 1999 , Por Qué Geometria? Propuestas didácticas para la ESO , Editorial Síntesis
Araujo, P.V. , 2002 , Curso de geometria , Gradiva
Guzmán, M. , 2002 , La experiencia de descubrir en Geometría , Nivola Libros
López, M. B. , 1998 , La Geometria y la Formación del Professorado , Universidad de Extremadura
Mendes, M., & Delgado, C. , 2008 , Geometria: textos de apoio a educadores de infância , Lisboa: Ministério da Educação
Oliveira, A.J. Franco de , 1995 , Geometria euclidiana , Universidade Aberta
P. Palhares , 2004 , Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico , Lidel
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Nesta disciplina valoriza-se o trabalho presencial no âmbito das atividades realizadas em grupo e individualmente. A condução das aulas é norteada pela preocupação em fomentar interações entre os presentes e em estimular a sua intervenção e iniciativa, privilegiando o questionamento e a problematização relativamente aos assuntos ou questões em estudo. Pretende-se deste modo criar condições para uma avaliação formativa das atividades realizadas com o sentido de regulação do desenvolvimento da aprendizagem para que as finalidades e objetivos da disciplina apontam. A classificação final de cada futuro educador/professor será obtida tendo em consideração todas as atividades realizadas, nomeadamente no que respeita à participação dos mesmos nessas atividades e às apresentações e discussões realizadas. A avaliação prevê três testes (30% cada) sem consulta e um trabalho (10%). Na época complementar, poderá ser recuperada ou obtida a melhoria de nota de qualquer um dos testes escritos.