Disciplina: Português IV

Área Científica:

Português

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reflectir sobre a configuração do campo literário na literatura para a infância
2 - Distinguir modos e géneros literários
3 - Promover estratégias de leitura e representação
4 - Aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais de ensino-aprendizagem junto da comunidade discente

Conteúdos / Programa:

1 - A Literatura: contributos teóricos para uma definição
1.1 - Formas de legitimação
2 - A arte de contar: Géneros do modo narrativo
3 - Poesia e música da palavra: Géneros do modo Lírico
4 - A arte de representar pela palavra: Géneros do modo dramático
5 - Técnicas de leitura
5.1 - Adequação da colocação de voz e da respiração
5.2 - Gestos, entoações e modelação fisionómica
5.3 - Porte, movimentação, expressão corporal e expressão mimética

Bibliografia / Fontes de Informação:

AAVV , 2003 , A Criança, a Língua e o Texto Literário , Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho
ALBUQUERQUE, F , 2000 , A Hora do Conto , Teorema.
AZEVEDO, F. (Coord.). , 2006 , Língua Materna e Literatura Infantil. Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico , LIDEL
AZEVEDO, F. (Coord.). , 2007 , Formar Leitores, Das Teorias às Práticas , LIDEL
BASTOS, Glória , 2005 , A leitura como jogo: explorações do texto dramático , Caminho
BASTOS, Glória , 2006 , O Teatro para Crianças em Portugal: história e Crítica , Caminho
COELHO, Nelly Novaes , 2012 , O conto de fadas : símbolos, mitos, arquétipos , Vega, D.L
COSTA, Maria José , 2002 , Um Continente Poético Esquecido. As Rimas Infantis , Porto Editora
GOMES, José António , 1993 , A Poesia na Literatura Portuguesa para a Infância , Asa
GOMES, José António, RAMOS, Ana Margarida, REIS, Sara. , Panorama Histórico do Teatro para Crianças em Português (s. XX) ,
AAVV , 2007 , Revista Malasartes , Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude, no 15 Investigação e literatura infantil

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas combinarão as componentes teórica e prática. A exposição teórica será consolidada com trabalho prático. Realizar-se-ão actividades de análise e de síntese propícias à discussão conjunta, à partilha de ideias e à problematização dos assuntos relativos ao programa da unidade curricular. As aulas comportarão um mínimo de abordagem teórica e serão, sobretudo, centralizadas na execução de exercícios práticos que visam não só aperfeiçoar objectivos gerais e competências pessoais do futuro professor, mas também desenvolver com criatividade a simulação de situação de aula. A avaliação será constituída por um teste escrito (50%) e um trabalho teórico-prático (40%)com incidência numa obra de literatura para a infância ilustrativa de um dos géneros literários estudados. Participação em aula, como resposta a solicitação de leituras (10%).