Disciplina: Iniciação à Prática Profissional III
Área Científica:
Iniciação à Prática Profissional
HORAS CONTACTO:
43 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - OBJECTIVOS GERAIS: Com esta unidade curricular pretende-se privilegiar a relação entre a teoria e a prática, dotando os estudantes de competências reflexivas perante os contextos reais e/ ou simulados e, simultaneamente, capacitando-os para a construção ativa do conhecimento através da experimentação e reflexão. Aspira-se ainda, que os discentes, futuros agentes educativos, passem progressivamente de um conhecimento referencial e teórico ao conhecimento didático, constituindo ambos a base de um conhecimento prático da intervenção educativa. |
2 - OBJECTIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer a organização curricular portuguesa; Conhecer as aprendizagens essenciais referentes aos 1º e 2º anos de escolaridade do 1º CEB; Conhecer as características das escolas do 1º CEB; Conhecer as dinâmicas e especificidades de trabalho pedagógico; Refletir sobre a profissionalidade docente; Conhecer e aplicar metodologias de trabalho; Planificar e realizar observações em contexto escolar; Planificar atividades pedagógicas.
Conteúdos / Programa:
1 - OBJECTIVOS GERAIS Com esta unidade curricular pretende-se privilegiar a relação entre a teoria e a prática, dotando os estudantes de competências reflexivas perante os contextos reais e/ ou simulados e, simultaneamente, capacitando-os para a construção ativa do conhecimento através da experimentação e reflexão. Aspira-se ainda, que os discentes, futuros agentes educativos, passem progressivamente de um conhecimento referencial e teórico ao conhecimento didático, constituindo ambos a base de um conhecimento prático da intervenção educativa. |
2 - OBJECTIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer a organização curricular portuguesa; Conhecer as aprendizagens essenciais referentes aos 1º e 2º anos de escolaridade do 1º CEB; Conhecer as características das escolas do 1º CEB; Conhecer as dinâmicas e especificidades de trabalho pedagógico; Refletir sobre a profissionalidade docente; Conhecer e aplicar metodologias de trabalho; Planificar e realizar observações em contexto escolar; Planificar atividades pedagógicas.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
2.1 - Observação da ação pedagógica 2.2 - Tratamento dos dados recolhidos pelas observações 2.3 - Reflexão crítica sobre os contextos observados e analisados
3.1 - Estratégias com alunos no âmbito da sala de aula: natureza das tarefas/atividades e situações de aprendizagem 3.2 - Pedagogia diferenciada: conceções de ensino e de aprendizagem subjacentes 3.3 - Aprendizagem cooperativa e clima social 3.4 - Gestão dos espaços e recursos 3.5 - Avaliação das aprendizagens na regulação do processo de ensino-aprendizagem |
- A reflexão sobre a ação como ferramenta de desenvolvimento profissional
Bibliografia / Fontes de Informação:
Altet, M. (2000). Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas, Porto Editora Alves, R. (2002). A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, ASA Amstrong, T. (2001). Inteligências múltiplas na sala de aula., Porto Alegre Antunes, C. (2005). As inteligências múltiplas e os seus estímulos, ASA Arends, R. (1995). Aprender a Ensinar, McGraw-Hill. Bessa, N. & Fontaine, A. (2002). Cooperar para Aprender: Uma introdução à aprendizagem cooperativa, ASA Bogdan, R & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução á teoria e aos métodos, Porto Editora Correia, L. (2008). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: Um guia para educadores e professores., Porto Editora Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora Cosme, A., Lima, L., Ferreira, D. & Ferreira, N. (2001). Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem. Propostas e Estratégias de Ação, Porto Editora Estrela, A. (1994). Teoria e Prática de Observação de Classes? Uma estratégia de Formação de Professores, Porto Editora Estrela A. & Estrela, T. (1994). A técnica dos incidentes críticos no ensino. Estampa Formosinho, J. (2007). O currículo uniforme pronto a vestir de tamanho único, Edições Pedago Lebrun, M. (2008). Teorias e Métodos Pedagógicos para Ensinar e Aprender, Instituto Piaget. Lopes J. & Silva, H. (2009). A aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o Professor, Lidel - Edições Técnicas Lda. Lopes J. & Silva, H. (2010). O professor faz a diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos, Lidel - Edições Técnicas Lda. Lopes J. & Silva, H. (2015). Eu, Professor, Pergunto ? 1, Pactor Lopes J. & Silva, H. (2015). Eu, Professor, Pergunto ? 2, Pactor Morgado, J. (1999). A relação pedagógica. Diferenciação e inclusão., Editorial Presença Morgado, J. (2003). Qualidade, Inclusão e Diferenciação. Lisboa, Instituto Superior de Psicologia Aplicada Perrenoud, P. (1995). Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar, Porto Editora Roldão, M. (2009). Estratégias de Ensino. O saber e o agir do professor, Fundação Manuel Leão Sousa, A. (2005). Investigação em Educação, Livros Horizonte |
Tomlinson, C. (2008). Diferenciação Pedagógica e Diversidade. Ensino de Alunos em Turmas com Diferentes Níveis de Capacidades., Porto Editora
Métodos e Critérios de Avaliação:
PROPOSTAS DE ACÇÃO Exposição verbal e clarificação de conceitos; Leitura e análise de textos; Reflexão sobre os conteúdos programáticos em grande e pequeno grupo ou a pares; Planificação de observações; Implementação / Intervenção educativa em escolas do 1º ciclo; Debates e comunicações de trabalhos em grupo; Construção e apresentação de trabalhos em pares e/ou em grupo; Elaboração individual de um comentário reflexivo e fundamentado acerca da intervenção prática. AVALIAÇÃO:
Pode recuperar 60% da avaliação através de exame de recurso. |