Disciplina: Matemática III

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O principal objetivo da disciplina consiste em dotar os alunos dos conceitos fundamentais de Combinatória, Probabilidades e Estatística. Pretende-se que os alunos identifiquem aplicações dos conteúdos programáticos nas situações da vida, bem como, fiquem aptos para aplicar alguns desses conceitos na sua vida profissional. Espera-se também um desenvolvimento cognitivo, que inclui capacidades de reflexão, análise e discussão. Ainda espera-se que os alunos desenvolvam maior raciocínio crítico, bem como adquiram capacidade de dominar a linguagem matemática, interpretá-la e utilizá-la com rigor científico. Temos ainda como objetivo a promoção de análise e discussão de problemas.

Conteúdos / Programa:

1 - Noções Fundamentais sobre Combinatória.
2 - Noções Fundamentais sobre Probabilidades.
3 - Noções Fundamentais sobre Estatística.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Aczel, A. D. , 1995 , Statistics: Concepts and Applications. , Irwin
Hoaglin, D. C., Mosteller, F., Tukey, J. W. , 1992 , Análise Exploratória de Dados: Técnicas Robustas - Um Guia , Salamandra
Iman, R. e Conover, W. , 1983 , A Modern Approach to Statistics , John Wiley Sons
Iversen, G. R. e Gerden, M. , 1997 , Statistics: the conceptual approach , Springer
Johnson, R. A., Bhattacharyya, G. K. , 1992 , Statistics - Principles and Methods , John Wiley & Sons
Moore, D. , 1985 , Estadística Aplicada Básica , Antoni Bosch
Pestana, D. e Velosa, S. , 2002 , Introdução à Probabilidade e à Estatística , Fundação Calouste Gulbenkian
Pestana, D., Velosa, S. , 2010 , Introdução à Probabilidade e à Estatística, Vol. I, 4ª edição , Fundação Calouste Gulbenkian
Roberts Fred; Tesman, Barry , 2005 , Applied Combinatorics , Pearson Education, Prentice-Hall
Rohatgi, Vijay K.; Ehsanes Saleh , A.K. Md , 2011 , An Introduction to Probability and Statistics , John Wiley & Sons
Silvestre, A. , 2007 , Análise de Dados e Estatística Descritiva , Escolar Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas incluem momentos teórico-práticos, dedicados à introdução ou síntese dos temas estudados, e outras, mais frequentes de natureza prática. A avaliação é contínua com ênfase no aspeto formativo da avaliação permitindo integrar diversas prestações dos alunos em diferentes momentos e relativamente a diferentes problemáticas na cadeira. Na época normal serão realizados dois testes, cada um com 20 valores. A nota final da disciplina é calculada da seguinte forma: Nota final = 0.5*(teste 1) + 0.5*(teste 2). Na época de recurso/melhoria pode ser recuperada qualquer uma das duas frequências ou realizado um exame global com um peso de 100% na avaliação final. Caso o aluno opte por realizar apenas uma das provas, a nota obtida substituirá a nota da parte correspondente do teste efetuado na época normal. Neste caso, a nota final será calculada como na época normal. Obtém aprovação na disciplina quem tenha nota final superior ou igual a 9,5 valores.