Objetivos Gerais:
Esta Unidade Curricular promove nos estudantes competências de intervenção na atividade de expressão dramática com crianças. e ainda as suas capacidades de:
- Analisar, pesquisar e refletir os conceitos teóricos relacionados com a expressão dramática / teatro;
- Criar, liderar e coordenar exercícios / jogos dramáticos, como meio facilitador da comunicação e expressividade da criança, aproveitando os recursos materiais e culturais que estão ao seu alcance;
- Valorizar e perspetivar o trabalho de projeto de natureza educativa, enquanto dimensão coletiva e cultural, com criatividade e imaginação;
- Experimentar, explorar e expressar emoções, sentimentos, vivências e ideias através de linguagens verbais e não-verbais, num contexto de expressão dramática;
- Desenvolver e explorar as potencialidades gestuais, corporais, vocais, criativas e de espontaneidade;
- Dominar com habilidade a manipulação dos objetos em diferentes modalidades de representação.
Conteúdos / Programa:
A atividade expressão dramática integra a articulação de diferentes saberes da aprendizagem das crianças, da criação do contexto pedagógico e do processo de criação dramática. Os conteúdos programáticos são geridos, desenvolvidos e transformados pelos estudantes ao longo de um semestre. Privilegia-se uma abordagem diversificada de experiências e vivências na expressão dramática. As atividades desenvolvidas têm por base as competências essenciais, da educação artística, na educação básica, desenvolvendo o futuro educador / professor enquanto pessoa e profissional de educação. Pretende-se planificar e desenvolver os jogos dramáticos, a partir de diferentes técnicas e materiais como a manipulação de fantoches, sombras chinesas, criação de histórias. Os estudantes refletem sobre o poder da imaginação, da criatividade, da espontaneidade e da comunicação nas diferentes fases de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Bibliografia / Fontes de Informação:
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Métodos e Critérios de Avaliação:
Desenvolvemos uma prática reflexiva sobre o papel da expressão dramática / teatro na educação básica. Os estudantes têm a oportunidade de experimentar e criar exercícios de Expressão Dramática / Teatro, usando materiais e sugestões metodológicas discutidas na aula, de forma a permitir a reflexão dos conceitos do domínio da expressão dramática / teatro.
A avaliação aproxima-se do modelo E do regulamento de avaliação da aprendizagem da Universidade da Madeira. Consideramos importante a participação dos formandos em todas as atividades desenroladas nas aulas teóricas e práticas. A ponderação das componentes da avaliação é a seguinte:
- Participação em todas as atividades desenvolvidas durante o tempo de aula - 25%
- Trabalho de pares: A planificação e intervenção, antes, durante e depois da ação, de uma atividade de expressão dramática. - 30%
- Trabalho de grupo: "Vamos contar uma história". - 45%
Salientamos que a ponderação das componentes de avaliação e a estruturação dos trabalhos a desenvolver foram aspetos negociados com os estudantes.